Início Acidentes e Incidentes Boeing solta combustível sobre escola de Los Angeles e crianças passam mal

Boeing solta combustível sobre escola de Los Angeles e crianças passam mal

Um Boeing 777 da Delta precisou pousar logo após a decolagem, e para reduzir peso, soltou combustível sobre Los Angeles, atingindo crianças em uma escola.

Boeing Los Angeles
Boeing 777 solta combustível sobre Los Angeles © Matt Hartman – Los Angeles Aviation Spotters

O Boeing 777-200ER de matrícula N860DA tinha acabado de decolar do Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX) rumo à Xangai, na China, quando sofreu um estol no compressor de alta pressão em um dos seus motores.

O incidente ocorreu quando o jato cruzava a altitude de 7.775 pés e estava a 362 nós de velocidade, segundo dados do FlightRadar. Devido à probabilidade da situação ficar pior com um estouro deste motor, a tripulação decidiu declarar emergência e retornar ao LAX.

Para reduzir o peso e permitir um pouso mais próximo possível do peso máximo de pouso (MLW), a tripulação optou por fazer o processo chamado de dumping fuel. O pouso acima do MLW pode danificar permanentemente a aeronave e causar outros acidentes.

No Boeing 777 existem duas “mangueiras” nas extremidades das asas, e quando o procedimento é ativado da cabine, o combustível que está no tanque é descartado no ar através destas mangueiras.

Dos aviões atuais, apenas os maiores (do 767 e A330 em diante) possuem este sistema. Por via de regra, este procedimento só pode ser feito com autorização do controle aéreo e fora de área habitada. No caso, como era uma emergência, os pilotos ficaram sem opção e tiveram que fazer o procedimento sobre a cidade, já retornando imediatamente para o LAX.

777 Los Angeles

Na trajetória da escola

Flight path of Delta 89, which dumped fuel over Cudahy, California on Jan. 14, 2020
Trajetória do jato com dados do FlightRadar24 e mostrando a localização da escola © LA Times

Já durante a aproximação e ainda soltando combustível no ar, o Boeing sobrevoou a escola de ensino fundamental Park Avenue, que fica na pequena cidade de Cudahy (praticamente um distrito) na região centro-sul de Los Angeles.

Ao todo, 17 crianças e 9 adultos foram contaminados com o combustível da aeronave, que ocasionou irritação na pele dos pequeninos. Nenhuma pessoa foi levada para o hospital, segundo o Departamento de Bombeiros de Los Angeles – LAFD.

Park Avenue Elementary School in Cudahy
Bombeiros na escola Park Avenue © KTLA

O jato pousou sem nenhum problema adicional e foi assessorado pelos bombeiros do LAX. Até o momento, nem a Delta nem o Los Angeles World Airports se pronunciaram sobre o assunto.

Mais tarde, a FAA emitiu um comunicado via Twitter

Com Informações da Assessoria de Imprensa do LAFD

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A