Boeing terá mais aeronaves no programa ecoDemonstrator para acelerar inovações

Boeing 777-200 ecoDemonstrator – Imagem: Boeing

A Boeing está expandindo seu programa de testes de voo ecoDemonstrator para acelerar inovações em sustentabilidade e segurança. A empresa anunciou seu plano de 2023 para avaliar 19 tecnologias com o Boeing 777 ecoDemonstrator, além de adicionar aeronaves “Explorer”, que serão usadas em testes de tecnologias específicas.

A primeira aeronave ecoDemonstrator “Explorer” será um 787-10 Dreamliner e realizará testes de voo em junho de Seattle a Tóquio, Cingapura e Bangkok para mostrar como a navegação coordenada em jurisdições do espaço aéreo global pode melhorar a eficiência operacional, reduzindo em até 10% o uso de combustível e as emissões em viagens aéreas.

Utilizando os recursos atuais, a Boeing e os provedores de serviços de navegação aérea dos Estados Unidos, Japão, Cingapura e Tailândia vão juntos definir as rotas da aeronave para estabelecer a rota de voo ideal em várias regiões, considerando condições como clima, tráfego aéreo e fechamentos de espaço aéreo. A aeronave usará a maior mistura de combustível de aviação sustentável (SAF, na sigla em inglês) disponível em cada local.

“Para ajudar o nosso setor a atingir sua meta de zero emissão líquida de carbono até 2050, a Boeing está expandindo seu programa ecoDemonstrator com aeronaves ‘Explorer’ para testar tecnologias com foco na sustentabilidade”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Commercial Airplanes. “Continuamos investindo em inovações para reduzir o uso de combustível, as emissões e o ruído em nossos produtos, mantendo também parcerias com governos e outros grupos do setor para progredir na sustentabilidade durante cada fase do voo.”

“O setor vai precisar de renovação contínua da frota, ganhos de eficiência, transportadoras que utilizam energia renovável, como combustível de aviação sustentável e tecnologia avançada para atender ao compromisso do setor da aviação civil de atingir zero emissão líquida de carbono até 2050”, disse Chris Raymond, diretor de sustentabilidade da Boeing. “Nosso teste inicial com a aeronave “Explorer” em parceria com outros grupos da aviação em quatro países é um ótimo exemplo de como podemos trabalhar juntos para otimizar a eficiência operacional e reduzir as emissões.”

Em 2023, a Boeing também usará sua atual aeronave ecoDemonstrator, um 777-200ER (Extended Range), para testar 19 tecnologias, incluindo:

– Painéis de parede sustentáveis no porão de carga feitos de 40% de fibra de carbono reciclada e 60% de resina produzida a partir de matéria-prima de base biológica.

– Sensor indicador de quantidade de combustível de fibra óptica compatível com 100% SAF.

– Aplicativo Electronic Flight Bag com Smart Airport Maps, um componente do Jeppesen FliteDeck Pro, que reduz os custos operacionais e colabora para operações de táxi seguras com a representação de dados contextuais do aeroporto.

– Para todos os testes de voo, a aeronave utilizará a maior mistura de SAF disponível localmente.

Desde seus voos iniciais em 2012, o programa ecoDemonstrator da Boeing acelerou a inovação ao retirar novas tecnologias do laboratório e testá-las em um ambiente operacional.

ncluindo o planejado para 2023, o programa terá testado cerca de 250 tecnologias para ajudar a descarbonizar a aviação, melhorar a eficiência operacional, a segurança e a experiência do passageiro. Aproximadamente um terço das tecnologias testadas foram utilizadas em produtos e serviços da Boeing.

Informações da Boeing

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias