Boeing testará 70% de combustível sustentável em jato 777 especial

A aeronave, um Boeing 777-200ER, voará com 70% de combustível sustentável de aviação além de outras 29 modificações.

© Boeing

A Boeing lançou hoje o novo jato ecoDemonstrator 2022, a aeronave de testes com pintura comemorativa para marcar uma década realizando testes de redução do de uso de combustível, redução de emissões de carbono e de ruído.

Este novo ecoDemonstrator — uma aeronave 777-200ER de propriedade da Boeing — testará cerca de 30 novas tecnologias para melhorar a sustentabilidade e a segurança da indústria aeroespacial, incluindo um sistema de conservação de água e tecnologias para melhorar a eficiência operacional.

“A Boeing está comprometida com apoiar seus clientes e viabilizar que o setor de aviação comercial cumpra o compromisso compartilhado de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Aviação Comercial. “Os testes rigorosos das novas tecnologias do programa ecoDemonstrator melhoram o desempenho ambiental dos nossos produtos e serviços e são essenciais para o aprimoramento contínuo da segurança.”

Os testes de voo e em terra do ecoDemonstrator 2022, que têm início previsto para o próximo verão no Hemisfério Norte, devem avaliar:

  • Geradores de vórtices SMART — pequenas palhetas verticais na asa — que melhoram a eficiência aerodinâmica durante a decolagem e pouso, em colaboração com a NASA.
  • Um sistema para conservar a água a bordo e reduzir o peso, bem como o uso de combustível.
  • Peças de aeronaves e motores fabricadas pelo processo de manufatura aditiva para ajudar a reduzir o uso de combustível e o desperdício na fabricação.
  • Um fluido refrigerante ecológico e um novo agente de supressão de incêndio para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
  • Um heads-up enhanced vision system para pilotos com o objetivo de melhorar a eficiência operacional.
  • Estudo abrangente contínuo sobre o impacto do combustível sustentável de aviação na redução de emissões.
  • Em todos os testes de voo, a aeronave 777-200ER voará com a maior mistura aprovada de combustível sustentável de aviação (SAF) disponível.

“O programa ecoDemonstrator da Boeing reúne os dois ingredientes mais importantes para um futuro mais sustentável: tecnologias inovadoras e parcerias com clientes, fornecedores, agências do governo e comunidade acadêmica”, disse Chris Raymond, diretor de sustentabilidade da Boeing. “Comemoramos todo o sucesso que já tivemos até aqui e esperamos continuar este programa icônico para, juntos, ajudar a descarbonizar a aviação.”

Desde os voos iniciais em 2012, o programa ecoDemonstrator Boeing acelerou a inovação, tirando as novas tecnologias do laboratório e testando-as em um ambiente operacional. Incluindo a plataforma deste ano, o programa testou cerca de 230 tecnologias para ajudar a descarbonizar a aviação e melhorar a eficiência operacional, além de aperfeiçoar a segurança e a experiência do passageiro. Cerca de um terço das tecnologias testadas foram adotadas nos produtos e serviços da Boeing.

Pela Assessoria de Imprensa da Boeing

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aviões perdem pedaço da ponta da asa em colisão no solo...

0
No dia 27 de março, um Airbus A320neo da IndiGo colidiu com um Boeing 737 da Air India Express no Aeroporto Internacional Netaji Subhas