Início Indústria Aeronáutica

Boeing vai enviar um 777-9 para Dubai a fim de ser testado pela Emirates por dois meses

A Boeing e a GE Aerospace acordaram em enviar um 777-9 para Dubai no próximo ano para fins de teste de rota e provas para a Emirates, maior cliente do modelo até o momento. A ideia é que o protótipo seja usado por dois meses em testes des rotas, mas sem passageiros, obviamente.

De acordo com o Leeham News and Analysis, informação foi revelada durante o Paris Air Show por Stan Deal, presidente da Boeing Commercial Airplanes, que confirmou a prova de rota planejada e citou a All Nippon Airways, o primeiro comprador do 787, como exemplo de um programa parecido no passado.

Ainda assim, o presidente da Emirates, Tim Clark, expressou seu ceticismo sobre o andamento do programa, que enfrentou repetidos atrasos devido a questões técnicas e regulatórias. Os atrasos se acentuaram por conta da crise de certificação do programa 737 MAX, motivado por dois trágicos acidentes em outubro de 2018 e março de 2019.

Após suspender toda a frota MAX, os reguladores globais intensificaram sua supervisão da Boeing e exigiram uma revisão total no trabalho já concluído para o 777X, que impediu a certificação do avião, lançado em 2013.

O motor gigante GE9X também foi alvo de problemas técnicos, uma vez que passou por avaliações detalhadas, correções e reparos. Mais recentemente, outra rodada de problemas de motor foi identificada, levando ao conserto e testes adicionais.

Além dos atrasos, outras preocupações foram destacadas por Clark. O executivo se referiu ao desempenho do avião no ambiente do Oriente Médio, incluindo o desempenho do motor. A responsividade da Boeing a essas, e outras, reclamações levou Clark a cancelar 35 777X e ameaçar o cancelamento de mais. Por ora, a Emirates foi confirmada com 115 pedidos do 777X. A empresa espera entregas a partir de 2025.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile