Boeing vende até 150 Boeing 737 MAX para grupo dono da British Airways

O International Airlines Group (IAG), grupo que controla a British Airways, Iberia e outras empresas, anunciou nesta quinta-feira (19) que confirmou um pedido de 50 aeronaves Boeing 737 MAX, com mais 100 opções de compra. Dentre as ordens firmes, são 25 para o 737-8200 (versão mais densa do MAX) e outros 25 para o 737-10.

As cinquenta aeronaves devem ser entregues no período entre 2023 e 2027 e seu objetivo é substituir as aeronaves mais antigas da frota do grupo. A divisão entre as empresas, no entanto, não foi informada. Curiosamente, nenhuma das subsidiárias do grupo opera jatos Boeing de corredor único hoje.

“Com a seleção do 737-8-200 e do 737-10 , a IAG investiu em um futuro sustentável e lucrativo, pois ambas as variantes reduzirão significativamente os custos operacionais e as emissões de CO2”, disse Stan Deal, presidente e CEO da Boeing Aviões Comerciais. “O acordo de hoje para até 150 aviões é uma adição bem-vinda do 737 às frotas de curta distância da IAG e reflete nosso compromisso de apoiar a recuperação contínua da rede do Grupo e o crescimento futuro com a família incomparável de aviões da Boeing”.

O valor total do acordo ainda não foi divulgado, mas calcula-se que tenha sido da ordem de US$ 6 bilhões. A compra seguirá para aprovação dos acionistas do IAG. A notícia confirma um acordo inicial firmado entre o grupo de empresas aéreas e a fabricante durante o Paris Airshow 2019.

O 737-8200 é o modelo de alta densidade da família 737 MAX (adaptado do 737-8), com portas realocadas e uma capacidade para quase 200 pessoas (daí seu nome). Esse modelo foi desenvolvido para atender a uma demanda da Ryanair, mas tem visto algumas encomendas pontuais nos últimos meses. Por sua vez, o 737-10 ainda precisa ser certificado pela fabricante americana.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Com avião da Mônica, recomeçam os voos de passageiros no SJK...

0
O Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, também conhecido como SJK Airport, acaba de voltar a contar com voos comerciais de