Boeings 747-8, 747-8F e 777 são proibidos de pousar onde possa haver interferência 5G nos EUA

Boeing 777-300ER, um dos modelos afetados

Em mais um capítulo da situação da implantação do sinal 5G nos Estados Unidos e das consequências para a aviação, a Administração Federal de Aviação (FAA – Federal Aviation Administration) emitiu nesta terça-feira, 25 de janeiro, uma Diretiva de Aeronavegabilidade (AD) proibindo os aviões Boeing 747-8, 747-8F e toda a família 777 de pousar em aeroportos onde poderia ocorrer interferência 5G.

A AD 2022-03-05 não se aplica a pousos em aeroportos onde a FAA já determinou que os altímetros das aeronaves são seguros e confiáveis no ambiente de banda-C 5G (faixa de frequência de 3.7 a 3.98 GHz). Também não se aplica a aeroportos onde o 5G não está implantado.

A FAA emitiu a AD porque muitos sistemas em aeronaves Boeing 747-8, 747-8F e 777 dependem do altímetro, incluindo aceleração automática, aviso de proximidade com o solo, reversores de empuxo e sistema de prevenção de colisão de tráfego.

A AD afeta aproximadamente 336 aviões nos Estados Unidos e 1.714 em todo o mundo.

As operadoras destes aviões deverão incluir do manual de voo a seguinte observação: “Aproximações e aterrissagens na presença de interferência de banda C 5G em rádio altímetro – É proibido despachar ou liberar para aeroportos, e aproximações ou pousos em pistas, no espaço aéreo dos EUA na presença de interferência de banda larga sem fio 5G C-Band, conforme identificado pelo NOTAM (os NOTAMs serão emitidos para indicar os aeroportos ou aproximações específicos onde o rádio altímetro é não confiável devido à presença de interferência de banda larga sem fio 5G C-Band).

A FAA considera esta AD uma ação provisória. Se uma ação final for identificada posteriormente, a FAA poderá considerar a criação de novas regras.

Com informações da FAA

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Boeing da LATAM que iria para Madri é desviado para Fortaleza

0
Um Boeing 777 da LATAM em rota para Madri, precisou ser desviado para Fortaleza na última madrugada por problemas técnicos.