Início Indústria Aeronáutica

Boicotada pelo ocidente, Rússia acelerará o desenvolvimento dos projetos MC-21 e SSJ100

Contra o pano de fundo das sanções, a Rússia está acelerando a implementação de projetos nacionais, as aeronaves MC-21 (ou MS-21) e SSJ-100, disse o vice-primeiro-ministro russo Yury Borisov durante uma viagem à fábrica da Aviastar em Ulyanovsk.

Segundo a agência de notícias russa Ria Novosti, Borisov lembrou que, nos últimos anos, a indústria aeronáutica russa lançou programas de substituição de importações. “A principal tarefa é antecipar a implementação desses programas”, acrescentou o vice-primeiro-ministro.

Ele observou que não há pausa no trabalho das empresas russas.

“Não há pausa no trabalho das empresas e não haverá. Todos continuam trabalhando”, disse Borisov, falando sobre os principais projetos nacionais MS-21 e SSJ 100. Ele também enfatizou que uma das principais tarefas da indústria da aviação agora é acelerar a substituição de importações. 

“Todas as empresas e pessoas estão trabalhando ativamente nisso, incluindo engenheiros de motores, engenheiros de instrumentos”, acrescentou.

O jato Sukhoi Superjet SSJ100 já voa em várias companhias do país, embora a Rússia queira aumentar sua taxa de produção e também usar motores russos. Por sua vez, o MC-21 foi recentemente homologado e segue em testes que precedem as primeiras entregas.

Em ambos os casos, a capacidade produtiva russa não passa de poucas dezenas por ano, o que seria insuficiente para a demanda que deve vir no futuro, caso as sanções persistam.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile