Boliviana adicionará aeronaves, substituirá o Boeing 767 e planeja retornar ao Caribe

Avião Boeing 737-800 BoA Boliviana de Aviación

O gerente da estatal Boliviana de Aviación (BoA), Ronald Casso, revelou que, para a gestão de 2022, duas novas aeronaves serão adquiridas e a frota de longo alcance da empresa “será renovada para melhorar seus serviços”, reportou a Agência Boliviana de Informação (ABI) .

Segundo Casso, as duas aeronaves já estão confirmadas e serão recebidas entre fevereiro e março. Além disso, ele anunciou que, para o segundo semestre do ano, o Boeing 767-300ER será substituído por uma aeronave mais moderna, sem especificação de modelo ou fabricante.

O objetivo da BoA é iniciar um processo de renovação da frota para melhorar o atendimento, a pontualidade e o meio ambiente. A idade média da frota da BoA é de 21,9 anos, sendo o Boeing 737-300 e o Boeing 767 os mais velhos, justamente os modelos que serão aposentados em breve. Em 2010, o governo boliviano determinou que aeronaves com mais de 25 anos não poderiam ser operadas.

Reporta o site parceiro Aviacionline que Casso informou ainda que, no atual governo, serão inaugurados voos para Lima, no Peru, a partir de fevereiro, e que também se prevê a possibilidade de voos para o Caribe no futuro.

“Já preparamos a inauguração em Lima, que esperamos fazer em fevereiro. Estamos finalizando os detalhes da parte técnica, a certificação e todos esses componentes que precisamos. Já temos o escritório regional em Lima estabelecido e depois vamos pensar em algumas outras rotas para o Caribe, principalmente; Também já temos alguns estudos e esperamos que isso se concretize em 2022 ”, afirmou.

Em 2019 a companhia aérea operava entre Santa Cruz de la Sierra e Punta Cana, na República Dominicana, com um voo semanal, tendo transportado 2.958 passageiros. Eles também estudavam uma conexão direta com Cuba.

“Terminamos o ano com um ritmo operacional superior ao de 2019, cerca de cinco por cento acima dos índices daquele ano e isso nos motiva a continuar crescendo”, disse Casso.

A oferta de destinos internacionais da companhia aérea é composta por voos para Buenos Aires, São Paulo, Miami, Madrid e, a partir de 8 de fevereiro, Lima. A BoA é a principal companhia aérea do mercado nacional boliviano.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Avião em pouso por instrumentos voa na direção da torre de...

0
Um Boeing 737 da Southwest acabou arremetendo e passando muito perto da torre de controle do Aeroporto em Nova York.