Bolsonaro dá sinal verde à joint-venture Embraer e Boeing

O presidente-eleito do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, tem uma visão positiva sobre a joint-venture entre a Embraer e a Boeing, declarou General Heleno, futuro ministro da Defesa.




Segundo o General do Exército disse à Reuters, o acordo pode ser ratificado até mesmo antes da posse, pelo atual presidente Michel Temer, mas Bolsonaro gostaria de saber dos detalhes e estar a par do acordo.

“Não é que o governo está deixando (para Temer) fazer e não possa tomar nenhuma ação. Se uma conversa acontecer e chegarmos à conclusão que tudo está bem e vale a pena, não temos porque esperar”, declarou o general.

O acordo que teve até agora poucos detalhes revelados cria uma nova joint-venture entre as duas empresas, sendo que 80% seria da Boeing e 20% da Embraer. Esta nova empresa controlaria a divisão de jatos comerciais da Embraer, dos ERJ aos novos E-Jets E2.

Jair Bolsonaro e General Heleno © Reuters

Na última semana o atual ministro da Defesa, Joaquim Silva e Luna, disse à Reuters que o próximo presidente seria informado dos detalhes da negociação.

Encontro com americanos

Segundo informações do Jornal do SBT, Bolsonaro irá se encontrar amanhã com o embaixador americano para uma reunião. Fontes próximas à embaixada revelaram ao AeroIN que o principal tema será a joint-venture das empresas americana e brasileira.

Vale lembrar que a presidente da Boeing para a América Latina (anteriormente presidente da Boeing Brasil), Donna Hrinak, é ex-embaixadora dos EUA no Brasil (2002-2004). Além disso boa parte do time da Boeing em terras brasileiras tem histórico no Departamento de Estado dos EUA, ao qual as embaixadas estão submetidas.

Por outro lado, Bolsonaro ainda não definiu quem será o seu Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil – que pode ser renomeado para Ministério da Infraestrutura. O futuro presidente também terá o poder de indicar o novo presidente da ANAC e o secretário-chefe da Secretaria de Aviação Civil.

Com informações da Reuters.

Embraer e Boeing: opinião de Ozires Silva sobre a parceria

Embraer e Boeing consideram construir KC-390 nos EUA

Veja outras histórias

Aeroporto de Guarulhos terá, na próxima semana, a quarta edição da campanha...

0
A campanha será aberta a toda comunidade aeroportuária e aos visitantes, desde que a pessoa atenda aos requisitos para ser um doador.