Bombardeiro supersônico Tupolev é atingido durante ataque a base aérea russa

Um bombardeiro estratégico russo, capaz de realizar voos supersônicos, foi atingido em solo após uma base aérea russa ser atacada por ucranianos na segunda-feira, 5 de dezembro.

As imagens publicadas em redes sociais mostram o Tupolev Tu-22M3, bombardeiro supersônico e antagônico ao americano Rockwell B-1 Lancer, com parte da cauda destruída enquanto estava no pátio da base aérea de Dyagilevo, na região de Ryazan. Essa base, inclusive, está mais distante da Ucrânia que a própria cidade de Moscou, mostrando a capacidade dos ucranianos de atacarem a capital da Rússia.

O ataque foi feito por um drone suicida, provavelmente do modelo Tu-141 Strizh, ironicamente fabricado pela própria Tupolev.

Além de parte da cauda do Tu-22M3, um caminhão que estava próximo foi destruído e parte da asa do bombardeiro também foi danificada. É possível notar que o Tupolev estava armado com um míssil anti-navio Kh-22, bastante usado na invasão da Ucrânia, mesmo contra alvos em solo.

Este seria o primeiro bombardeiro russo de grande porte a ser atingido durante o conflito, já que a Rússia não tem utilizado destes meios para fazer grandes ataques, reduzindo a exposição da sua frota de aviões dessa categoria.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Governo do Japão revela plano para que o país volte a...

0
O governo do Japão revelou um plano para colaborar com o setor privado na criação de uma aeronave de passageiros de próxima geração.