Bombeiro segue avião após pouso no aeroporto de Campinas-Viracopos; assista e veja o que houve

O veículo na pista, em cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: canal Golf Oscar Romeo

Quem assistia à movimentação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), no início dessa tarde de sexta-feira, 14 de outubro, teve mais uma oportunidade de acompanhar os procedimentos da aviação diante de uma situação fora da normalidade, que resultou em um veículo de bombeiro seguindo um avião na pista de pouso.

No vídeo a seguir, gravado pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo, inicialmente é possível ouvir o momento em que a controladora de tráfego aéreo avisava aos aviões no solo de que seria necessário aguardar um pouso de emergência. Mais alguns minutos à frente e o avião é visto aproximando e completando o pouso em segurança.

A aeronave ATR 72-600 vista no vídeo acima decolou do aeroporto paulista às 13h40 para o voo Azul 2686 com destino a Toledo, no Paraná, mas parou sua subida cerca de 10 minutos após a partida, a pouco menos de 10 mil pés de altitude, e iniciou um percurso circular de espera na posição.

A aeronave em trajetória de espera – Imagem: RadarBox

Cerca de 10 minutos depois, os pilotos retiraram o avião da trajetória de espera e prosseguiram com o retorno para o aeroporto de Viracopos, inicialmente com declaração de emergência (que garante prioridade até o pouso, diante de algo que possa colocar em risco a segurança), conforme foi possível ouvir a controladora de tráfego comentando.

Por volta das 14h10, no entanto, os pilotos efetuavam uma aproximação para a cabeceira 15 com o cancelamento da declaração de emergência, conforme também comentado pela controladora da Torre de Viracopos.

Mesmo assim, os bombeiros, que já haviam se posicionado em ambas as cabeceiras, acompanharam o pouso e o taxiamento do ATR 72, completado em segurança e sem nenhuma nova intercorrência.

Essa ocorrência mostra mais uma vez como na grande maioria das vezes as aeronaves possuem condição de continuar voando e de prosseguir até um pouso seguro mesmo quando algo sai da normalidade na operação, e como aeroportos possuem procedimentos padronizados para prestar a assistência que for necessária.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias