Início Variedades

Bombeiros brasileiros que ajudaram nos incêndios no Canadá voltam para casa em voo fretado

Foto de Pedro Aragão, CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia

Na última semana, a Hi Fly, companhia aérea de matriz portuguesa, realizou um voo especial destinado ao transporte de bombeiros brasileiros que contribuíram na luta contra os incêndios florestais que atormentam o Canadá. A aeronave utilizada foi um Airbus A330-200, com capacidade para até 298 passageiros.

A operação foi realizada a bordo do avião de matrícula 9H-HFH, que fez o voo HFM-419, partindo de Abbotsford, no extremo oeste do Canadá. A jornada de 10,2 mil quilômetros terminou na capital federal brasileira, que recebeu o voo aproximadamente às 9h16 do dia 23 de agosto.

Imagem: Radarbox

A Hi Fly é uma empresa aérea especializada no aluguel de aeronaves com tripulação para empresas aéreas ou serviços esporádicos, como foi no caso do fretamento para os bombeiros brasileiros. Ainda em agosto, a companhia informou que estava incluindo mais um avião de fuselagem larga (“widebody”) à sua frota, que agora totaliza 23 aeronaves, todas de fabricação da Airbus.

A aeronave incorporada, em questão, foi justamente o A330-200 usado no fretamento para o Brasil. Dados do Airfleets mostram que este A330 foi fabricado em 2008 e entregue à empresa espanhola Air Europa, tendo sido retirado de operação em janeiro de 2020 e devolvido ao lessor em dezembro de 2021.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile