Bonita aproximação em curva a segundos do pouso em Jundiaí-SP chama atenção em vídeo

O avião fazendo a curva a instantes do pouso, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal Aviação Executiva Jundiaí-SP

Quem gosta de acompanhar vídeo de pousos, ou de vê-los presencialmente em aeroportos, está acostumado com o tradicional procedimento em que o piloto alinha a aeronave com a direção da pista há uma considerável distância e então vai se aproximando até chegar nela.

Nesta semana, porém, um vídeo publicado pelo canal “Aviação Executiva Jundiaí-SP” no YouYube mostra um bonito pouso que foi feito a partir de uma curva praticamente em cima da cabeceira, chegando a 90 graus com a direção de pouso e então tocando a pista poucos segundos depois do início da curva:

Como visto nas cenas acima, o piloto da aeronave Cirrus SR22 demonstrou grande experiência no comando do equipamento, ao completar um pouso preciso mesmo diante de uma curva feita tão próxima à cabeceira.

Um pouso como esse pode ser feito por diversos motivos, como para treinamento, por uma necessidade de um pouso rápido, entre outras possibilidades, portanto, não é possível determinar o motivo apenas ao se observar o vídeo.

Em geral, a aproximação longa é feita para garantir uma melhor estabilidade para o pouso, porém, um procedimento curto como esse, quando feito conforme os devidos padrões pré-estabelecidos, também permite a conclusão do pouso com total segurança, como visto na gravação.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias