Bonito avião Jumbo da Qatar faz sua estreia no Brasil, veja em fotos e vídeos

Boeing 747-8F da Qatar Airways Cargo decolando de Viracopos

Um avião Jumbo Jet a serviço da Fórmula 1 levou o Brasil a receber, nesta segunda-feira, 15 de novembro, a primeira operação no país com de um avião modelo 747-8F nas cores da Qatar Airways, conforme as imagens e os cinco vídeos que você assistirá abaixo.

Embora esta, que é a geração mais moderna da família Boeing 747, seja frequentemente vista por aqui, tanto na versão 747-8F de cargas (com as empresas Cargolux e Atlas Air, por exemplo) quanto na 747-8I (com a Lufthansa), os dois únicos exemplares da frota cargueira da Qatar Airways nunca haviam sido escalados para voar ao Brasil.

Agora, no entanto, no transporte da Fórmula 1 daqui para o Qatar, os dois Jumbos da empresa estão sendo utilizados. O primeiro, registrado sob a matrícula A7-BGA, pousou e decolou ao longo da manhã desta segunda, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), administrado pela Aeroportos Brasil Viracopos, que abriu suas portas para imprensa e plane spotters (fotógrafos de aviação) acompanharem de perto o avião.

O segundo Jumbo da Qatar, de matrícula A7-BGB, está em voo rumo ao mesmo aeroporto no momento da publicação desta matéria, conforme você também acompanhará abaixo.

O A7-BGA pousou em Campinas por volta das 06h30 da manhã, conforme o vídeo a seguir, captado pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no Youtube:

O Jumbo de matrícula A7-BGA, quando chegava hoje ao Brasil – Imagem: FlightRadar24

O bonito e imponente Jumbo dirigiu-se ao pátio de cargas de Viracopos, local onde parte dos equipamentos da Fórmula 1 já aguardava sua chegada. O canal Plane Spotter HD Curitiba também estava presente e publicou um rápido vídeo da aeronave rodeada pelos contêineres da competição:

Embora o jato tenha sido alocado na operação por conta da competição automobilística, a Qatar Airways aproveitou para trazer uma grande quantidade de cargas diversas no trajeto de vinda, que partiu de Doha, no Qatar, e ainda fez uma parada em Luxemburgo, na Europa, como é padrão no serviço regular que a companhia realiza ao Brasil, mas que feito pelos aviões Boeing 777F.

O jato veio completamente “lotado” e, enquanto a carga era desembarcada e depois a Fórmula 1 era embarcada, conforme as imagens abaixo, o 747-8F teve a “companhia” de outras três grandes aeronaves cargueiras: um 777F da Lufthansa Cargo, um 747-400F da Cargolux (de nariz aberto na foto abaixo) e um 747-400F da Atlas Air.

Os pilotos desembarcando do Boeing 747-8F

Cargas diversas que foram trazidas ao Brasil pelo avião

Cargas diversas sendo retiradas pela abertura do nariz do Jumbo

Contêineres da Fórmula 1 sendo embarcados no Jumbo

Com a grande quantidade de cargas a ser retirada e embarcada, enquanto o inédito Jumbo da Qatar continuava por longo tempo no pátio, outro avião da empresa, dessa vez um Boeing 777F, da mesma forma a serviço da Fórmula 1, já chegava a Viracopos para continuar o embarque de mais equipamentos da competição.

No total, as cerca de 600 toneladas da operação serão levadas por 7 aviões da Qatar, sendo os dois Jumbos acima citados e mais cinco 777F. O 777F de matrícula A7-BFI pousou às 09h30:

Por fim, após pouco mais de 4 horas de solo, o Jumbo iniciava sua saída do pátio de Viracopos para a partida rumo a Doha, com uma parada técnica em Accra, capital de Gana, na África.

O 747-8F taxiou até a cabeceira da pista 33 para a decolagem realizada às 10h45, e, mais uma vez, a movimentação foi captada pela câmera ao vivo do canal Golf Oscar Romeu, conforme o vídeo a seguir. Abaixo do vídeo, veja também fotos da partida do Jumbo:

O Jumbo partindo de Viracopos – Imagem: FlightRadar24

Tanto o pouso quanto a decolagem do icônico avião quadrimotor, já vistos acima, também foram gravados em vídeos a partir de outros ângulos de visão, pelos canais Juupraduu VCP e Viracopos FullHD. Veja as bonitas cenas a seguir:

Como descrito acima, o outro Jumbo da frota da Qatar Airways está em voo e, segundo programação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), tem previsão de pouso em Viracopos por volta das 20h15. Entretanto, para ver em tempo real sua posição e conferir o horário exato da chegada, você pode clicar aqui para acompanhá-lo pela plataforma de rastreamento de voos RadarBox.

O RadarBox indica que o destino é o Aeroporto Internacional de Guarulhos, porém, o sistema da ANAC permanece com a informação de que ele pousará em Campinas, já que é por lá que toda a Fórmula 1 é embarcada e desembarcada.

Caso você não tenha visto ou queira rever também as bonitas cenas da chegada de outros Jumbos que trouxeram a Fórmula 1 ao Brasil na semana passada, pode acessar clicando aqui ou no título logo abaixo:

https://aeroin.net/grandes-avioes-chegam-a-campinas-trazendo-a-formula-1-veja-fotos-e-videos/

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Vídeo mostra mais um Airbus A380 e um A340 sendo retirados...

0
Mais duas aeronaves decolaram do deserto, enquanto a companhia aérea se prepara para reativar os modelos diante da alta demanda por viagens.