Início Aviação Militar

Em bonito vídeo, Airbus anuncia entrega do 100º avião A400M

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Militar Airbus A400M
Imagem: Airbus

A Airbus anuncia hoje, 25 de maio, que atingiu a marca de 100 entregas do avião quadrimotor A400M com o exemplar de número de fabricação MSN111.

Este é o décimo A400M da Força Aérea Espanhola, e realizou o voo de translado nesta segunda-feira, 24 de maio, de Sevilha a Zaragoza, onde a frota A400M espanhola se baseia.

A Airbus também comunica que nesta mesma semana a frota global do A400M alcançou a marca de 100.000 horas de voo realizando missões em todo o mundo para todas as oito nações clientes.

Todos os operadores do A400M puderam operar a aeronave intensamente para missões de resposta de emergência da Covid-19, bem como conduzir operações conjuntas e colaborativas.

Esses marcos demonstram claramente, segundo a fabricante, a maturidade do programa A400M em todas as frentes.

Novos recursos

Imagem: Airbus

Recentemente, o A400M conduziu com sucesso uma grande campanha de teste de voo de certificação de reabastecimento ar-ar de helicópteros em coordenação com a DGA (Diretoria Geral de Armamentos da França), completando a maioria de seus objetivos de certificação, incluindo o primeiro reabastecimento simultâneo de dois helicópteros.

O A400M já é capaz de lançar até 116 paraquedistas, via despacho simultâneo das portas laterais com abertura automática do paraquedas, bem como da rampa com abertura automática do paraquedas ou em queda livre, dia e noite. Testes recentes foram concluídos na Espanha, em colaboração com a equipe de teste de paraquedas da Royal Air Force do Reino Unido, para expandir até 25.000 pés (7.600 metros) para a abertura automática do paraquedas e até 38.000 pés (11.582 metros) para queda livre.

O A400M também concluiu testes adicionais para expandir sua capacidade de lançamento aéreo de carga, incluindo várias plataformas com extração por paraquedas (23 toneladas). França e Espanha participaram desses voos. Outra forma de entregar cargas em pistas austeras sem equipamentos de manuseio também foi certificada: descarregamento em combate de até 19 toneladas de paletes (em uma passagem) ou 25 toneladas (em duas passagens) em pistas pavimentadas ou não.

O A400M também alcançou um novo marco decisivo após os voos de certificação de sua capacidade de Voo Automático de Baixo Nível para Condições Meteorológicas Instrumentais (IMC). Usando sistemas de navegação e bancos de dados de terreno, sem a necessidade de um radar de seguimento de terreno, esta é a primeira vez para uma aeronave de transporte militar. Isso torna a aeronave menos detectável em áreas hostis e menos suscetível a ameaças durante a realização de operações em ambientes hostis.

Informações da Airbus

Sair da versão mobile