Boulos critica “malandragem” da LATAM por embarque premium e vai até a ANAC

O Deputado Federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) fez críticas ao chamado “embarque premium” que está sendo ofertado pela LATAM Brasil. O novo serviço permite pagar uma taxa extra para embarcar nos grupos intermerdiários, mesmo que sua tarifa seja originalmente para entrar por último.

Este serviço já é oferecido de maneira embutida em algumas tarifas da Azul e da GOL, podendo também vir associado à compra de assentos mais confortáveis, sendo também uma cortesia para clientes de categorias mais altas dos programas de fidelidade. O mesmo ocorre no exterior, principalmente em empresas que não existe marcação de assento como a Southwest Airlines.

No entanto, para o Deputado Federal, esta medida da LATAM que é respaldada pela ANAC pelo princípio de liberdade econômica e livre concorrência, é uma “malandragem”.

Segundo ele, a taxa é para “as pessoas poderem colocar a bagagem de mão antes para garantir que não esteja lotado o bagageiro, ou seja, as companhias aéreas estão cobrando por algo que já é direito das pessoas que estão comprando a passagem, é uma esculhambação”, afirma o deputado em vídeo publicado no seu Twitter.

A cobrança não é exatamente pela bagagem de mão e sim pelo embarque antecipado, que obviamente ocasiona uma maior chance de ter mais espaço para sua bagagem de mão no bagageiro, mas não está diretamente vinculado ao passageiro ter ou não bagagem de mão, e não exclui o fato que ela pode ser despachada caso não tenha espaço disponível.

O Deputado abriu um requerimento na ANAC para cobrar explicações sobre o assunto, que segundo ele passa por cima do Código de Defesa do Consumidor e da legislação vigente, confira:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias