Início Controle de Espaço Aéreo

BR-UTM divulga agenda de 2025 e avança no gerenciamento do tráfego aéreo não tripulado no Brasil

Imagem: Eve Air Mobility

O Projeto BR-UTM, iniciativa que visa planejar estratégias para a implementação do gerenciamento de tráfego aéreo não tripulado no Brasil, divulgou a agenda de reuniões de desenvolvimento para 2025.

Estão programados dois eventos com a participação de representantes da indústria, academia e governo envolvidos no projeto, a serem realizados de 14 a 16 de abril e de 4 a 6 de agosto, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Os encontros serão segmentados por grupos temáticos, com foco na busca de soluções para 26 desafios mapeados nas áreas de Tecnologia, Governança e Operacional.

A coordenação do Projeto BR-UTM, liderada pelo Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e composta também por integrantes do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II) e do Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste (CRCEA-SE), realizará reuniões internas nos meses de fevereiro, junho, outubro e dezembro.

Requisitos de provedores de serviços UTM

Entre os dias 11 e 14 de novembro, ocorreu no ICEA a V Reunião BR-UTM. Durante o encontro, o grupo de Tecnologia recebeu desenvolvedores de empresas parceiras para definir os requisitos de testes necessários à certificação de provedores de serviços UTM. Foi apresentada uma solução para automatizar o processo de testes dos softwares que serão utilizados pelos provedores USS (UAS Service Suppliers, ou provedores de serviços UAS), fundamentais para o processo de acreditação desses sistemas.

Nos grupos de Governança e Operacional, avançou-se na elaboração da Instrução do Comando da Aeronáutica, que estabelecerá as regras para solicitação e operação de Zonas UTM, além de definir o fluxo para a implantação de USS e Provedores de Serviços de Dados Suplementares (SDSP). A expectativa é de que a minuta da norma seja apresentada na reunião de abril de 2025, permitindo a análise por participantes externos das áreas de governança e operacional.

No último dia do evento, foi realizada uma demonstração prática das funcionalidades de um Centro de Comando e Controle de Aeronaves Remotamente Pilotadas, conduzida pela empresa Birds. Foram apresentados os sistemas Orion DFM (Drone Fleet Management) e Vega UTM (Unmanned Traffic Management), com destaque para sua aplicação no gerenciamento e na segurança do tráfego aéreo não tripulado, além da integração ao ECO-UTM, solução desenvolvida pelo BR-UTM para a integração de dados UTM.

A demonstração contou com a presença de militares e civis do Instituto, além de integrantes do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), vinculado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

É impressionante a evolução de cada integrante durante o processo de desenvolvimento do Projeto BR-UTM, permitindo a realização de testes integrados ao ecossistema UTM com elevado grau de maturidade, como o ocorrido nesse último encontro”, destacou o Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Robson Batista Cunha Santos, gerente do projeto BR-UTM.

Informações do DECEA

Leia mais:

Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.
Sair da versão mobile