Brasil avalia o único helicóptero europeu no Exército Americano

O Exército Brasileiro foi apresentado oficialmente ao único helicóptero não americano presente na força terrestre dos EUA, a US Army.

Foto: Airbus

Conhecidos por sempre optarem pela indústria local, os americanos, em 2006, escolheram um produto europeu para substituir o conhecido helicóptero OH-58D Kiowa Warrior. Este helicóptero é um derivado direto do clássico Bell 206 JetRanger, e dada a idade foi substituído, mas não pelo sucessor direto, o Bell 407 ou o 412, mas sim pelo modelo europeu: o Airbus H145M .

O H145M é a versão militar do Eurocopter EC145, utilizado pela Segurança Pública no Brasil, principalmente na função aero médico por suas portas traseiras facilitarem a colocação de duas macas simultaneamente. Nos EUA, ele faz a função de transporte leve, escolta armada e reconhecimento, e agora, para o Brasil, foi apresentado numa versão mais “agressiva”, com os mísseis antitanque israelenses Spike instalados.

O Spike é um míssil antitanque de última geração, que foi adquirido no ano passado pelo Exército Brasileiro na versão lançada por soldados em terra, muito similar ao que o Javelin tem feito na Ucrânia. Esta arma pode ser lançada de tubos apoiados no ombro do operador ou no tripé, ou até mesmo na parte superior de veículos terrestres ou no suporte de armas de helicópteros.

A ideia da Airbus era demonstrar o uso da aeronave com uma arma já adotada no Brasil. Segundo o Exército “foi possível verificar o emprego de armamentos e aeronaves de última geração, que podem vir a equipar a Aviação do Exército em breve”. Caso uma aquisição se concretize no futuro, as unidades poderiam ser montadas na fábrica da Helibrás em Itajubá, Minas Gerais.

Atualmente, o Brasil não conta com um helicóptero de ataque dedicado, já que o único modelo com esta função, o russo Mil Mi-35 Hind, foi retirado de serviço pela Força Aérea.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Aeroporto de Fortaleza espera receber mais de 56 mil passageiros durante...

0
Está previsto que mais de 56 mil pessoas embarquem e desembarquem neste feriadão de Páscoa no aeroporto de Fortaleza, entre os dias 28 e 31