Durante a inauguração da Convenção Braztoa 2024, realizada em Esquel, o governo da província de Chubut, na Argentina, anunciou uma nova conexão aérea para a cidade patagônica com Córdoba a partir de janeiro de 2025. O governador Ignacio Torres informou que os voos, que serão operados pela Aerolíneas Argentinas, contarão com duas frequências semanais, embora a venda de passagens ainda não tenha começado.
De acordo com o Aviacionline, além da nova rota, Torres também confirmou que a modernização do Aeroporto de Esquel será licitada nas próximas semanas.
As obras, que haviam sido suspensas, incluem a ampliação do terminal para 4.200 m² e melhorias significativas, como uma nova sala de check-in, uma área de pré-embarque, espaços comerciais e uma nova ponte de embarque para otimizar as operações do aeroporto. O projeto também prevê a construção de uma nova torre de controle.
A expansão do aeroporto visa atrair um número maior de turistas internacionais, especialmente do Brasil, que é um dos principais mercados emissores de turistas para a região da Patagônia. Como parte dessa estratégia, o governo está buscando estabelecer um voo direto para São Paulo, aumentando ainda mais a conectividade da região.
Durante a alta temporada, o governador sublinhou a importância de aumentar a frequência dos voos. Atualmente, a Aerolíneas Argentinas opera onze voos semanais para Esquel utilizando Boeing 737-800/MAX 8.
No entanto, durante o verão, essa operação é reduzida para um voo diário. A companhia aérea planeja aumentar a frequência para dez voos semanais a partir de abril de 2025, atendendo assim à crescente demanda por viagens à Patagônia.