Brasil e Uruguai vão assinar acordo de binacionalização do Aeroporto de Rivera

Renderização do projeto de melhorias do aeroporto de Rivera

Brasil e Uruguai devem assinar, em 30 dias, o acordo de binacionalização do aeroporto de Rivera, cidade uruguaia que faz fronteira com o município gaúcho de Santana do Livramento. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao lado do chanceler do país vizinho, Francisco Bustillo, nesta terça-feira (7).

No ano passado, o então o vice-presidente da República, Hamilton Mourão conversou com autoridades uruguaias sobre o projeto de transformar o aeroporto em binacional. Trata-se de um plano antigo, já que Rivera faz fronteira com Santana do Livramento, no extremo-sul do Brasil.

A transformação em aeroporto binacional eliminaria burocracias e traria mais voos para a região de Santana do Livramento, que se aproveitaria da melhor estrutura do terminal uruguaio.

O ministro anunciou ainda que o governo vai lançar licitações para dragagem da hidrovia Uruguai-Brasil e para construção de uma nova ponte entre os dois países. Os uruguaios aceitaram o compromisso de reformar a ponte Barão de Mauá entre as cidades de Jaguarão, no lado brasileiro, e Rio Branco, no lado vizinho.

Segundo o ministro, os temas abordados no encontro são produtos da visita que o presidente Lula fez ao Uruguai em janeiro. Mauro Vieira afirmou que os dois países são responsáveis pela modernização e pela ampliação dos acordos externos do Mercosul.

Ainda ficou decidido, de acordo com Mauro Vieira, a reativação dos mecanismos bilaterais de consulta de alto nível. O governo brasileiro convidou o Uruguai para participar da reunião no G20 em 2024, que vai acontecer no Brasil.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias