Início Aviação Militar

Brasil forma 149 novos Aviadores, Intendentes e Infantes na AFA, a Academia da Força Aérea

Imagem: CECOMSAER

A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, após quatro anos de formação, em um momento repleto de emoção, alegria e sensação de dever cumprido, a Academia da Força Aérea (AFA) formou 149 Oficiais, sendo 86 cadetes Aviadores (CFOAV), 45 Intendentes (CFOINT) e 15 de Infantaria (CFOINF) e também militares do Peru, de Cabo Verde e de Senegal.

Conforme as imagens apresentadas pela Força Aérea no vídeo a seguir, a sessão solene foi realizada na última quinta-feira, dia 8 de dezembro, no Pátio de Formaturas da AFA, com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro; do Ministro de Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Oficiais-Generais do Alto Comando e Oficiais da FAB; além de parlamentes e autoridades da cidade de Pirassununga (SP):

Durante a cerimônia, o Comandante da Força Aérea, Tenente- Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, disse aos presentes que se trata de uma ocasião de especial significado, exigindo de cada um várias reflexões.

“Para nós, Oficiais mais antigos, é um momento de pulsante saudosismo, afinal, somos inevitavelmente transportados há décadas atrás de modo a revivermos emoções inesquecíveis”, expressou.

Ao reforçar valores da Força Aérea Brasileira, como Coragem, Lealdade, Honra, Dever e Pátria, o Comandante da FAB também destacou a esperança e a fé em um futuro melhor para o Brasil, por meio do trabalho que cada um dos oficiais cadetes irá desempenhar na instituição.

“Para vocês, jovens vitoriosos do Esquadrão Anúbis, é chegada a tão sonhada hora de deixar o Ninho das Águias, para alçar voos cada vez mais altos em busca de novos desafios”, pontuou.

Imagem: CECOMSAER

Considerado um dos momentos mais especiais realizados pela AFA, a formação de novos oficiais representa, acima de tudo, esperança e a certeza de que a Força Aérea e a população brasileira terão sempre militares treinados e dispostos a manter a missão da Instituição de Defender, Controlar e Integrar, evidenciando, que, para isso, se faz necessária a formação de Aviadores, Intendentes e Infantes, uma vez que, juntos, aliando conhecimentos, poderão formar a Força Aérea do Futuro.

O primeiro colocado no curso, Aspirante a Oficial Aviador Yuri Nunes Bitar, falou sobre o momento tão esperado por todos: “Foram anos de muito estudo e dedicação e, hoje, ver que fui capaz de passar por tudo isso e conseguir seguir o meu sonho faz tudo ter valido a pena. E, mais, poder ver meus pais orgulhosos e felizes me faz crer que minhas escolhas foram certas”.

“Estejam sempre ao lado de seus filhos, encoraja-os, deem forças, sejam parceiros! O futuro desses e de tantos outros jovens depende do apoio dos pais. Ver meu filho hoje, trilhando o caminho de luta e amor pelo povo brasileiro, me enche de orgulho e certeza de um país melhor”, disse, emocionado, Wagner Bitar, pai do Aspirante a Oficial, Bitar.

“O mérito é dele, eu, como mãe, dei amor e estive ao lado dele durante todos esses anos. E hoje me orgulho do caminho que ele escolheu trilhar. Fez tudo valer a pena!”, descreveu a mãe do Primeiro colocado da Turma Anúbis, Lúcia Bitar.

A cerimônia de formatura de Oficiais de carreira da FAB é marcada pelo momento sublime de troca de espadas: O Cadete devolve o Espadim e empunha a Espada de Oficial da Força Aérea Brasileira.

Imagem: CECOMSAER

Para encerrar a cerimônia, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) realizou um show de acrobacias pelo céu de Pirassununga. E, em especial, a acrobacia intitulada “break”, foi executada em homenagem à Turma Anúbis. Um verdadeiro show particular!

Informações da Força Aérea Brasileira

Sair da versão mobile