Início Controle de Espaço Aéreo

Brasil participa do 17º ciclo de reuniões do Painel de Procedimentos de Voo por Instrumentos na OACI, em Montreal

Imagem: bobhackett, via Depositphotos

Representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participaram, até a sexta-feira, 1º de novembro, do 17º ciclo de reuniões do Painel de Procedimentos de Voo por Instrumentos (IFPP), na sede na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI / ICAO), em Montreal, no Canadá.

Participaram do encontro o Major Kebach Martins, representante do DECEA no painel, e o Capitão Luís Felipe Ochotorena Fartura, do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA).

Imagem: Divulgação – DECEA
Imagem: Divulgação – DECEA

Segundo o DECEA, o encontro teve por objetivo debater a atualização e o desenvolvimento de novos critérios para a navegação aérea, essenciais para atender ao crescimento constante do tráfego aéreo e à rápida evolução tecnológica.

Durante o encontro foram tratados de importantes assuntos, como a revisão do manual PBN (Performance Based Navigation), abordando os critérios de área de proteção dos procedimentos que impactam diretamente a segurança e a eficiência operacional. Essa atualização é essencial para manter os padrões de navegação globalmente coordenados e confiáveis, com maior precisão nas aproximações e no uso do espaço aéreo.

A revisão do manual de Modelo de Risco de Colisão (CRM) do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS) e a inclusão da categoria de Helicópteros, que trata dos procedimentos de Performance de Navegação Requerida – Autorização Requerida (RNP-AR) foram também abordados durante o evento.

Segundo o Major Kebach, “essa atualização visa ampliar o uso seguro e eficiente desses procedimentos para operações com helicópteros, otimizando o uso do espaço aéreo e atendendo a uma crescente demanda por acessibilidade em áreas com infraestrutura restrita”.

A revisão do Manual da Garantia da Qualidade na Produção de Procedimentos também esteve em pauta, com o objetivo de aprimorar as práticas de garantia de qualidade na criação de procedimentos de navegação, fortalecendo a segurança e a confiabilidade de cada operação. Este esforço é parte de uma visão global de melhoria contínua na qualidade dos procedimentos de navegação aérea, estabelecendo diretrizes mais robustas para controle e monitoramento dos critérios.

As lições e os conhecimentos adquiridos durante o painel são essenciais para o DECEA e são compartilhados com grupos de implementação, como a Otimização do Espaço Aéreo Nacional e o Grupo de Estudo sobre Planejamento do Espaço Aéreo (GEPEA). Essa troca tem gerado melhorias significativas na elaboração de procedimentos do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), alinhando o País com as melhores práticas internacionais.

“O evento permite não só participar ativamente na formulação dos critérios da OACI, mas também representa uma oportunidade valiosa para obter conhecimento técnico especializado, identificar tendências emergentes e garantir que o DECEA se ajuste aos padrões internacionais”, avaliou o Major Kebach sobre a participação do DECEA no encontro.

Informações do DECEA

Sair da versão mobile