Brasil pode enviar Embraer KC-390 com ajuda para o Líbano, veja possível rota

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Embraer KC-390

O governo brasileiro anunciou que pode enviar o avião militar Embraer KC-390 Millenium para o Líbano, promovendo ajuda humanitária para o país assolado pela mega-explosão que tomou conta dos noticiários do mundo todo nesta semana.

O anúncio da disponibilização foi feito pelo Presidente Jair Bolsonaro, e respondida horas depois pela Embaixada do Líbano, que afirmou que a maior necessidade do pais neste momento é por suprimentos médicos e alimentos.

A Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não confirmou se irá enviar a aeronave, mas isso deve ocorrer assim que os governos do Brasil e do Líbano ajustarem o que deve ser levado no avião e como será arrecadada esta ajuda.

Considerando o alcance de aproximadamente 2.815 km do Embraer KC-390 Millenium se estiver carregado com quase 23 toneladas de suprimentos, e baseado nos dados disponibilizados pela Embraer, traçamos uma possível rota para o cargueiro.

As paradas que escolhemos foram baseadas em outros translados que aviões da Embraer fazem, sejam em voos de entrega ou para demonstrações em feiras no exterior.

Nesta rota hipotética, o jato iria sair de Brasília (ou outra cidade brasileira) seguindo direto para Natal, na perna mais curta com apenas 1.768 km.

De lá, seguiria para Espargos, na Ilha do Sal, aeroporto que é a principal escala de aeronaves entre a Europa e o Brasil. Este seria o maior trecho, com 2.840 km de distância, um pouco além do que a Embraer colocou para alcance máximo do jato levando 23 toneladas.

Esse valor é apenas três toneladas a menos que a carga útil máxima do avião brasileiro, assim, considerando que o jato leve um pouco menos de 23 toneladas, esta distância seria viável.

Da Ilha do Sal, o jato prosseguiria para Marrakesh, no Marrocos, numa perna de
2.232 km de distância. Do Marrocos, o KC-390 Millenium pode seguir para Malta, no meio do Mar Mediterrâneo, num trecho de 2.133 km.

De Malta seguiria finalmente para Beirute, voando 1.931 km sem escalas ate chegar na capital libanesa.

Toda esta viagem totalizaria 10.906 km, que representaria cerca de 12 horas e meia de voo considerando a velocidade de 470 nos (870 km/h), desconsiderando escalas. Com as paradas, o voo duraria em torno de 18 horas, sem contar descanso da tripulação.

Já na volta, com a aeronave completamente vazia e mais leve, o alcance mais que dobra, chegando a 6.130 km, sendo necessária apenas a parada na Ilha do Sal antes de chegar no Brasil.

Reforçamos que este é apenas um cenário hipotético para demonstrar a capacidade do KC-390 num cenário de um grande deslocamento, já que ainda existe influência de outras variáveis como vento, meteorologia, aerovias a serem seguidas, peso da carga e até mesmo, no futuro, reabastecimento em voo (o KC-390 Millenium não foi certificado ainda para recebimento de combustível, apenas para transferência de seus tanques para outros aviões).

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Azul Linhas Aéreas divulga qual o destino turístico com maior número de...

0
No total de suas operação durante a alta temporada, a companhia disponibilizará 3.048 voos extras, 12% a mais que no ano anterior.