Brasil procura vender até 80 jatos Embraer KC-390 para a Índia

O cargueiro militar brasileiro e maior avião construído no Hemisfério Sul pode encontrar na Índia o seu principal cliente. O projeto da Força Aérea Brasileira para substituir o C-130 Hércules tem ganhado espaço pouco a pouco no mercado exterior e pode em breve emplacar sua segunda venda na Ásia, após a venda para a Coreia do Sul no ano passado.

Como parte de um grande acordo bilateral que deverá ser assinado durante a visita do Presidente Lula à Índia no final de ano, estariam inclusos, além do sistema antiaéreo de médio alcance Akash NG, do míssil de cruzeiro Brahmos e de um acordo para manutenção conjunta de submarinos franceses Scorpène, a venda de aviões KC-390.

O portal especializado InfoDefensa relata que vários encontros estão sendo feitos e outros agendados entre delegações militares brasileiras e indianas, com objetivo de aproximar os dois países dos BRICS, que não têm praticamente nenhuma relação estabelecida no setor de Defesa.

Chama a atenção o número de aviões KC-390 que estão sendo negociados: 80.

Como parte do pacote de compensações, seria aberta uma linha de montagem final do avião na Índia, servindo também como centro de produção do jato para o mercado asiático, e hub de manutenção e suporte. As aeronaves seriam para substituir os C-130J Super Hércules e também os Ilyushin IL-76 que a Índia hoje opera, além de aumentar significativamente a capacidade logística dos militares indianos.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias