Brasil receberá voo especial de companhia aérea ucraniana que buscará carga de 7.300 quilos

Antonov-12B por RAF Brize Norton

EXCLUSIVO – Nos próximos dias, em data e horário ainda a serem confirmados, o Brasil receberá a visita de uma aeronave da empresa aérea ucraniana Cavok Air, com objetivo de realizar um transporte especial. Segundo fontes próximas da operação, a companhia aérea levará uma carga da indústria de óleo e gás para Angola.

Os materiais pesam em torno de 7,3 mil quilos e serão transportados a bordo de uma aeronave Antonov An-12 ucraniana. Apesar da guerra na Ucrânia e dos céus fechados para aviões civis, diversas companhias aéreas ucranianas têm conseguido manter um nível mínimo de negócios por terem retirado suas aeronaves de lá antes da invasão russa de 24 de fevereiro.

Sobre o AN-12: Com capacidade de levar até 20 toneladas, esse modelo de aeronave é sobretudo operado por países do leste europeu e países da CEI, e tem servido como um “pau para toda obra”, voando por todo o mundo, como manda a tradição dos robustos aviões da Antonov.

Já houve várias visitas destas aeronaves ao Brasil, mas raramente as informações da carga são reveladas, o que é comum na aviação cargueira. Em ocasiões anteriores, a aeronave chegou a trazer cargas diversas, inclusive da Petrobrás, ou até mesmo apenas fazer paradas técnicas enquanto seguia para destinos na Argentina, Chile e Antártida.

Características

Tripulação: 5 pessoas
Capacidade: 20 Toneladas de carga
Comprimento: 33,1 metros
Envergadura: 38 metros
Altura: 10,53 metros
Velocidade de Cruzeiro: 670 km/h (361 knots, 415 mph)
Altitude máxima de voo: 10.200 metros (33,500 pés)
Peso máximo de decolagem: 61.000 kg
Motores: 4 × Progress AI-20L ou AI-20M turboelices, 4,000 ehp cada

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias