O International Brasil Air Show (IBAS) traz pela primeira vez ao Brasil, o Wings Of Change (WoC), evento de classe mundial que reúne os líderes da indústria de transporte aéreo, autoridades aeronáuticas e representantes do setor público, executivos de companhias aéreas e aeroportos, órgãos reguladores, prestadores de serviços e autoridades de turismo para discutir as oportunidades e desafios da indústria da aviação. O Wings Of Change é organizado pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), entidade que congrega cerca de 265 companhias aéreas no mundo, o equivalente a 83% do trafego aéreo total. O acordo para realização do WoC no país foi assinado nesta quinta (7), em São Paulo.
O seminário acontecerá nos dias 30 e 31 de março de 2017 e será dividido em duas partes: durante os dois dias, na parte da manhã, ocorrerá uma plenária para desenhar um panorama atual e discutir o desenvolvimento futuro do setor na América Latina e pela tarde, ocorrerão 5 workshops simultâneos divididos por área, focando em temas atuais de discussão.
“A realização do Wings of Change pela primeira vez no Brasil juntamente com o IBAS é importante para apresentar o cenário atual do setor e traçar o caminho para o desenvolvimento futuro” afirma Paula Faria, Diretora Executiva da Sator e Idealizadora do IBAS “Além da plenária pela manhã, também focaremos em temas específicos para os workshops na parte da tarde, proporcionando conteúdo aprofundado para os gestores da área”
Programação
Peter Cerda, Vice-Presidente para as Américas, virá ao Brasil para a plenária de abertura do Wings Of Change, cujo tema é “Desafios para a integração aérea e desenvolvimento econômico na América Latina”. Na sequência, estão programadas palestras sobre integração e regulação do setor, influência econômica de aeroportos nas cidades e no futuro dos países, e as perspectivas da economia da aviação. O dia seguinte será igualmente composto de uma plenária pela manhã e pela tarde, workshops técnicos com temas que incluem o impacto da mudança climática no transporte aéreo, questões jurídicas e regulatórias do setor e controle de tráfego aéreo.
“É um prazer para nós trazer o Wings of Change para o International Brazil Air Show no Rio de Janeiro. É um local excelente para discutir os diversos desafios e oportunidades no mercado de aviação dinâmico como o do Brasil. A conferência, composta por líderes executivos das Américas irão complementar muito bem o evento,” afirma Peter Cerda, Vice-Presidente Regional das Américas da IATA.
O International Brazil Air Show acontecerá de 29 de março a 2 de abril de 2017, no Aeroporto Internacional Tom Jobim – RIOgaleão, no Rio de Janeiro. Com investimento total de R$ 7 milhões, o IBAS reunirá empresas dos setores aeroespacial, aeroportuário e aviação comercial e executiva, além da cadeia de fornecedores, para discutir as perspectivas do setor. “Nossa expectativa é movimentar negócios da ordem de R$ 1 bilhão durante os cinco dias”, afirma Paula Faria. O IBAS será o primeiro evento do gênero no Brasil.
O setor aéreo contribui com 1,3% do PIB do país, além de ser responsável por cerca de 1,6 milhão de empregos, incluindo o trade turístico. As empresas nacionais têm mais de 600 aeronaves servindo à aviação comercial e a nossa frota de aviação executiva é a segunda maior do mundo, com 1.650 aeronaves, o que representa 5% do total mundial.
IBAS
Nos moldes dos maiores salões do mundo, o evento também contemplará em sua programação uma exposição de aeronaves e equipamentos e simuladores de voo para atrair o grande público com a estimativa de reunir 120 mil visitantes durante os cinco dias de evento. De 29 a 31 de março o acesso será restrito aos profissionais e empresários do setor aeronáutico; já nos dias 1º e 2 de abril, o evento será aberto ao público, com venda de ingressos na bilheteria.
O IBAS ocupará uma área de 40 mil m2 no Terminal de Cargas, englobando seminários, palestras, workshops, rodadas de negócios, exposições de aeronaves e equipamentos e simuladores de voo.
Serviço:
International Brazil Air Show (IBAS)
www.ibas.aero
Data: 29 de março a 2 de abril de 2017
Local: Aeroporto Internacional Tom Jobim / Rio de Janeiro