Brasileira Moya Aero apresenta sua nova aeronave eVTOL híbrida de transporte de carga

Imagem: Moya Aero

A empresa brasileira Moya Aero apresentou nesta semana a nova versão híbrida de sua aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical (eVTOL), um avanço projetado para expandir o alcance das operações com drones para 300 km e melhorar a eficiência, mantendo uma capacidade de carga útil de 200 kg.

Em nossa busca por inovação e excelência, identificamos a necessidade de uma solução que atenda às limitações dos drones elétricos tradicionais, principalmente em termos de alcance e eficiência operacional. Nosso drone de carga híbrido combina tecnologias de propulsão elétrica e convencional, oferecendo desempenho superior e confiabilidade“, disse Alexandre Zaramela, CEO da Moya.

As principais mudanças listadas pela empresa são:

– Alcance estendido – 300 km: o design híbrido do drone de carga permite cobrir distâncias maiores, tornando-o ideal para entregas de longa distância e locais remotos. Esta gama significa que a empresa pode alcançar mais clientes e expandir as suas áreas de serviço;

– Eficiência aprimorada: o drone otimiza o consumo de combustível e o uso de energia integrando um sistema de propulsão híbrido. Isto resulta em custos operacionais mais baixos e numa menor pegada de carbono, alinhando-se com os objetivos de sustentabilidade da empresa;

– Capacidade de carga útil descomprometida: apesar do alcance estendido, o drone de carga híbrido mantém sua robusta capacidade de carga útil de 200 kg. Essa capacidade garante que possa transportar o mesmo volume de mercadorias, sem sacrificar a eficiência ou a confiabilidade;

– Confiabilidade e versatilidade: o sistema híbrido oferece maior confiabilidade e flexibilidade para alternar entre fontes de energia conforme necessário. Essa versatilidade é crucial para superar diversos desafios logísticos e garantir entregas pontuais.

Fundada em 2020, a Moya Aero é uma subsidiária da ACS Aviation, empresa brasileira especializada em engenharia aeronáutica, pesquisa e desenvolvimento de aeronaves, com sede em São José dos Campos (SP).

Com mais de 20 anos de experiência na indústria da aviação, a Moya apresentou o primeiro veículo autônomo de alta capacidade construído na América Latina, o Moya eVTOL.

A Moya recebeu investimentos da Seed4Science, Hards e Techstars, com apoio da FINEP, para o desenvolvimento do protótipo. Além disso, a empresa colabora com parceiros como Helisul Drones, ProAero e Certifica Drones.

Informações pela LRCA Defense Consulting

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Com a aeronave Hermes RQ-900 como novidade, Forças Armadas iniciam a...

0
O Hermes 900 é uma ARP de grande porte, com avançado sistema, e com alta confiabilidade e segurança nas operações.