Brasileiro Antonoaldo Neves deve deixar a presidência da TAP Air Portugal

Homem de confiança de David Neeleman, o baiano Antonoaldo Neves deve deixar a presidência da TAP Air Portugal em breve. A decisão sucede a venda da participação societária que Neeleman possuía na empresa de bandeira portuguesa e a respectiva entrada de mais capital do governo.

Segundo o diário português Expresso, falta somente a assinatura do acordo final que leva David Neeleman a vender os seus 22,5% da TAP ao governo português para que o processo seja finalizado. O jornal menciona que, com a finalização do acordo, haverá uma troca na gestão da empresa, sendo a principal delas a saída de Neves de sua atual posição à frente da companhia aérea.

Para seu lugar, uma consultoria teria sido contratada para realizar um processo de recrutamento internacional, embora o nome de David Pedrosa seja o mais forte no momento. David é filho de Humberto Pedrosa, um dos acionistas da empresa aérea e seria um nome simpático ao governo.

David Pedrosa tem 43 anos de idade e atua na TAP desde novembro de 2015, ano em que a transportadora foi privatizada. Sua missão na liderança do time será preparar o plano de reestruturação da TAP, que deverá ser avaliado pela Comissão Europeia.

Antonoaldo Neves, por sua vez, foi presidente da Azul Linhas Aéreas de 2014 a 2017. Chegou na TAP como vice-presidente comercial antes de assumir a presidência em 2018. Segundo o Expresso, sua relação com o governo não era das melhores devido a decisões tomadas na gestão que desagradaram ao poder público.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Pilotos pedem “atalho” em rota após abortarem a decolagem devido a...

0
O voo AF-687 da Air France, de Atlanta para Paris, solicitou o retorno ao portão na terça-feira, 19 de março, devido a uma indicação de porta aberta.