Por mais que as autoridades e administradores de aeroportos se esforcem para mitigar riscos que poderiam resultar incidentes aeronáuticos, histórias envolvendo falhas de segurança vez ou outra aparecem ao redor do mundo. A mais recente delas envolveu um cidadão brasileiro de 26 anos, que foi pego dormindo a bordo de um Boeing da American Airlines, parado no aeroporto de Montevideo.
Segundo reporta o El País, a polícia uruguaia foi chamada por equipes do aeroporto no sábado passado (24), após encontrarem o rapaz dentro do avião, vestido com o uniforme da equipe de solo.
O fato foi posteriormente relatado pela Delegacia de Polícia de Canelones por meio de nota, em que detalhava que o brasileiro havia roubado ferramentas, o uniforme e crachá de um escritório que estava aberto, passou pelas verificações de segurança e entrou no avião por uma escada hidráulica.
O brasileiro, cujo nome não foi divulgado, foi interrogado e ficou constatado que ele havia entrado ilegalmente no Uruguai. Ele também foi levado para depor perante a 1ª Vara Judicial, de onde saiu algemado, tendo recebido uma condenação provisória de dois meses de prisão pelo crime de roubo.
O Uruguai mantém suas fronteiras fechadas devido à pandemia, no entanto, tem uma série de exceções para permitir a entrada. Um exemplo acontece na fronteira de Rivera com a cidade gaúcha de Santana do Livramento, já que muitos cidadãos residem em um país e trabalham no outro e a divisão de nações é praticamente inexistente.