Brasileiro Johnson Barros, da Força Aérea, premiado em concurso global de fotografia

Treinamento da Marinha visto de um helicóptero H-36 da Força Aérea.

É difícil conhecer alguém que nunca tenha visto pelo menos uma foto do Sargento Johnson Barros, da Força Aérea Brasileira (FAB). Habilidoso com a câmera nas mãos, ele quase sempre consegue ver o que ninguém está vendo e registra isso em imagens únicas, que comumente deixam os editores de jornais e revistas boquiabertos.

Não por menos, muitas das fotos do sul-mato-grossense, que há muitos anos atua no time de Comunicação Social da Força Aérea, ilustram matérias envolvendo a FAB em mídias do Brasil e de todo o mundo.

Todo esse esforço na busca pela melhor foto, conjugado com seu dom inato, foram novamente reconhecidos na edição 2020 do Aviation Week Photo Contest, um concurso promovido pela revista homônima, respeitada no meio editorial e aeronáutico. Barros foi também o único latino-americano a figurar na lista dos vencedores.

Johnson voando com a Esquadrilha da Fumaça

O prêmio

Segundo Michael Lavitt, diretor de conteúdo da Aviation Week, esse foi um concurso de fotografia em um ano surreal. “Sabíamos que este ano seria um desafio para o Concurso de Fotografia da Semana da Aviação porque muitos eventos foram cancelados ou adiados e as viagens eram muito restritas”.  

Para viabilizar o concurso desse ano, a revista permitiu que os fotógrafos enviassem imagens feitas desde o ano 2000, a fim de que pudesse incentivar o isolamento e as quarentenas. Além disso, criou uma categoria especial, chamada de “The COVID-19 Challenge”, para fotojornalismo de destaque que conta a história da pandemia e seus efeitos nas companhias aéreas e na indústria aeroespacial do mundo.

Os fotógrafos de aviação do mundo responderam, enviando 656 fotos para consideração”, disse Lavitt.

Johnson ganha

Não é a primeira vez que Johnson Barros figura no rol dos ganhadores da Aviation Week, mas dessa vez ele ganhou com não apenas uma, mas duas imagens incríveis na categoria Defesa, ambas retratando o dia-a-dia das nossas Forças Armadas.

Uma de suas fotos, abaixo, ficou em segundo lugar no concurso. Barros assim a descreve:

“Simetria é um dos elementos que gosto de ver nas imagens. Uma noite, na Base Aérea de Anápolis, estava um avião de reconhecimento E-99, fabricado pela Embraer, estacionado em frente ao seu hangar. Ele estava alinhado exatamente a dois hangares adjacentes. Esses hangares estavam ocupados por outras duas aeronaves. A cena estava completamente perfeita. Posicionei meus flashes, subi uma escada e fotografei”.

A outra foto premiada, que ficou em terceiro lugar, é a que abre essa matéria. Barros diz que “um mecânico de voo do helicóptero Airbus H36 Caracal da Força Aérea Brasileira observava o navio-patrulha classe Amazonas se aproximando. O reflexo no capacete registra o exato momento da aproximação.”

Barros é formado pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e já atuou como mecânico de caças. A paixão pela fotografia e pela aviação presentearam o país e FAB com imagens únicas, que hoje são referência não apenas nos quadros da Força Aérea, mas para todos aqueles que gostam e praticam a fotografia de aviação.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Após incidente com 737 MAX 9, Boeing tem queda de 36%...

0
A Boeing divulgou hoje os resultados do primeiro trimestre de 2024, com vários índices negativos causados pelos problemas no 737 MAX.