Brasileiro que já foi presidente de Azul e TAP assume empresa aérea do Oriente Médio

Nesta semana, um movimento relevante para a aviação no Oriente Médio foi anunciado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes: a empresa local, Etihad Airways passaria a ser gerida pelo Fundo Soberano local e não mais pelo governo, ainda que esteja tudo interligado. Como desdobramento, o então CEO da Etihad, Tony Douglas, também acabou saindo da companhia com a famosa mensagem de que “decidiu buscar uma oportunidade em outro lugar”.

De fato, Douglas é cotado para assumir uma nova empresa aérea na Arábia Saudita, mas, o mais interessante da história até agora, é que a companhia emiradense passará a ser administrada por um brasileiro bastante conhecido por aqui: Antonoaldo Neves.

Neves foi anteriormente CEO e membro do conselho da TAP, a companhia aérea nacional de Portugal. Antes da TAP, foi presidente da Azul Linhas Aéreas no Brasil e liderou a empresa na abertura de capital na Bolsa de Nova Iorque. Também foi sócio da McKinsey and Company, onde desenvolveu o plano de longo prazo para o desenvolvimento do setor de aviação no Brasil.

Com sua chegada, é esperado que ele promova grandes mudanças na companhia árabe, incluindo no quadro de gestão, na medida em que a Etihad busca formas de reconquistar seu espaço após a crise da pandemia.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias