Início Aviação Militar

Brigada gaúcha abre licitação para comprar avião monomotor com privada

Mais uma força de segurança pública brasileira deve comprar um novo avião similar ao famoso turboélice Cessna Grand Caravan.

A Brigada Militar do Rio Grande do Sul abriu um edital para a compra de um avião monomotor turboélice com capacidade para oito passageiros e dois tripulantes, com tecnologia embarcada que inclui radar meteorológico e iPads para uso dos pilotos.

O processo foi aberto no ano passado e era para ter sido realizado, mas vários questionamentos e impugnações foram feitas pelas empresas que pretendem participar do certame, incluindo a Aeromot (representante da austríaca Diamond), a Synerjet (representante da suíça Pilatus) e a TAM Aviação Executiva (representante da americana Cessna/Beechcraft).

Imagem: Divulgação / Synerjet

A abertura das propostas será feita no próximo dia 18 de janeiro, sendo que haverá depois um tempo de 10 minutos para o leilão, onde as empresas podem dar seu lance, mas ao contrário do leilão normal, o lance que vence neste caso é o de menor valor, sendo que uma pode cobrir a oferta da outra.

Um detalhe interessante que consta no edital, é a obrigatoriedade de lavatório, neste caso com QTU, que é a sigla na aviação para dejeto do banheiro da aeronave. Em resumo o avião terá que vir com uma espécie de “privada” instalada nele.

Dentre os aviões que atendem a todos os requistos estão o Cessna C208 Grand Caravan e o Pilatus PC-12NGX.

Sair da versão mobile