Britânica pega avião e desenha a rainha Elizabeth, mas com um objetivo por trás da ação

Imagem: FlightRadar24

Uma britânica, que se intitula uma apaixonada por ajudar o governo a arrecadar dinheiro para usá-lo no que mais importa para as pessoas, utilizou um avião monomotor na última quinta-feira, 6 de outubro, para percorrer uma trajetória de voo que resultou em um desenho do perfil da rainha Elizabeth II, recentemente falecida.

A ação da piloto Amal Larhlid no céu do Reino Unido foi feita com o avião registrado sob a martícula G-BYHJ, um Piper PA-28R-201, modelo conhecido como Piper Cherokee, partindo e retornando ao White Waltham Airfield, a Oeste de Londres.

O vídeo a seguir mostra uma animação do voo:

Amal Larhlid diz que seu objetivo é garantir que todas as crianças sejam saudáveis e bem educadas e que todos os adultos tenham uma boa vida dentro de um ambiente sustentável.

A ação desta quinta-feira, além de prestar homenagem à falecida rainha Elizabeth II, também buscou arrecadar doações para o Hospice UK, instituição de caridade nacional para cuidados paliativos e fim de vida.

Amal junto ao avião utilizado

O voo de duas horas percorreu 413 quilômetros, criando um retrato de 105 km de altura e 63 km de largura a Noroeste de Londres, segundo reporta o FlightRadar24.

Antes de subir aos céus, Amal diz que converteu um retrato da rainha em um formato reconhecido pelo programa de planejamento de voos ForeFlight. Embora isso tenha facilitado o planejamento da rota, ela ainda precisava ser cautelosa com o espaço aéreo restrito ao longo do caminho.

A piloto também planejou a rota manualmente em cartas como backup, usando pontos de referência.

O planejamento ainda incluiu vários voos de treino para ter a sensação de voar no trajeto e nas curvas necessárias. O clima foi o fator principal, pois frustrou sua primeira tentativa no início da semana.

Amal diz que ventos de 30 nós (55 km/h) na quinta-feira tornaram o passeio “esportivo”, mas chama todo o voo de “muito divertido!”

Os ventos fizeram necessárias curvas apertadas para completar trechos do voo, principalmente na parte da coroa, a mais difícil do voo. A piloto diz que além de estar “focada como um laser na trajetória”, também precisava permanecer em contato com o controle de tráfego aéreo enquanto a rota de voo a levava por áreas de espaço aéreo restrito.

“Como embaixadora do Hospice UK, eu queria arrecadar dinheiro para uma organização que faz um trabalho importante e respeita um símbolo de serviço e abnegação”, diz Larhlid. Tendo acabado de completar o voo, ela estava a 20% do caminho para sua meta de £5.000 (cerca de R$ 28.800).

Sobre a rainha, Amal escreveu em sua página de angariação de fundos que “Ela foi uma inspiração para muitas gerações, dedicando-se ao serviço por 70 anos.”

No momento da publicação dessa matéria, o valor arrecadado pela campanha havia chegado a £2.017. A página oficial das doações pode ser acessada neste link.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

TST acata recurso do SNA e ação coletiva contra a Azul...

0
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) acatou recurso do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) na ação coletiva, em face da Azul