British Airways dá pistas de que não aposentará o Airbus A380 tão cedo

Várias empresas aéreas divulgaram planos de descontinuar a operação dos super-gigantes jatos Airbus A380, mas a British Airways não é uma delas. Pelo contrário, os amantes do maior avião de passageiros do mundo podem respirar aliviados! Durante uma apresentação a investidores, a empresa deu pistas de que o Airbus A380 não sai da frota tão cedo.

O Airbus A380 é o maior avião de passageiros do mundo. No entanto, apesar da enorme popularidade da aeronave entre os passageiros, as companhias aéreas de todo o mundo já estão pensando em se aposentar. Enquanto Air France, Qatar e Singapore já procuram se livrar deles, Emirates e British Airways seguem firmes e devem mantê-los voando até meados dos anos 2030s.

As pistas da British Airways

Embora a British Airways não tenha confirmado exatamente quanto tempo eles continuarão operando com o Airbus A380, algumas pistas deixadas pela companhia aérea que mostram que ainda levará algum tempo. A pista mais clara nasceu na apresentação ao mercado de capitais feita pelo International Airlines Group nesta sexta-feira, 8 de novembro.

Segundo um dos gráficos apresentados, a British Airways pretende concluir a implantação da nova cabine da classe executiva Club World das aeronaves que voam a partir de Londres, até 2025. O gráfico abaixo mostra que a aeronave Airbus A380 da British Airways será a última a receber o upgrade, começando em 2023.

Há duas possíveis análises nesse gráfico. Uma delas é que a empresa pretende esperar mais tempo para tomar a decisão sobre o destino do jato antes de colocar qualquer investimento e a outra é que, de fato, a empresa vai fazer essa melhoria interna, entendendo que o A380 ainda tem uma configuração boa para os próximos quatro anos.

Como é o caso de qualquer empresa, a British Airways não quer gastar dinheiro com o que não terá retorno. Portanto, se a empresa decide implantar o novo modelo de executiva, ela não substituirá os aviões logo em seguida.

Estamos satisfeitos com o A380

No entanto, a empresa realmente parece satisfeita com o A380. Willie Walsh, executivo-chefe do IAG declarou no começo desse ano que a empresa se vê feliz com o super-jumbo e “absolutamente comprometidos em continuar operando as 12 aeronaves que da frota no momento”.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave