British Airways inova e é a primeira aérea a utilizar pushback remoto

A British Airways se tornou a primeira companhia aérea no mundo a utilizar veículos de pushback remotos. Pushback é a ação de empurrar o avião da posição de embarque (gate) para a pista de táxi, onde é dada a partida nos motores para prosseguir com a taxiamento até a pista de decolagem. Muitos atrasos ocorrem exatamente entre o fechar das portas das aeronaves e o início do seu taxiamento, e com base nessa constatação a British está modernizando a sua operação para manter e até melhorar sua pontualidade.




Em parceria com o Aeroporto de Heathrow, em Londres, a companhia está implementando os pushbacks remotos chamados de Mototok, que são eletrônicos e ecologicamente mais eficientes do que os tradicionais carros de pushback que usam diesel ou gasolina. A operação é controlada por um agente de solo que controla o Mototok e, por estar fora do carro, tem uma visão mais ampla da área em torno da aeronave, provendo maior segurança e agilidade na operação.

Os mototok conseguem mover qualquer aeronave narrowbody da companhia, como os Airbus A319 e A320. Atualmente, cinco destes veículos estão em operação nos 25 gates do Terminal 5 de Heathrow. Os Mototok não emitem poluentes e foram integrados na operação da British em agosto, manobrando aeronaves que levaram em torno de 100 mil passageiros atá agora.

A bateria deste veiculo dura até três dias, e pontos de carregamento serão instalados em cada gate do Terminal 5, operado exclusivamente pela British Airways. Esta tecnologia foi estreada no mundo pela Embraer durante o roll-out do KC-390, que foi puxado para fora do hangar de maneira remota.

Pela Assessoria de Imprensa da British Airways.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias