Início Mercado

Buscas na internet por voos internacionais ao Brasil cresce 18,3% neste fim de ano em relação ao ano anterior

Imagem: Inframerica

A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) informa que o número de buscas por voos internacionais ao Brasil cresceu 18,3% neste final de ano, no período entre 19 de novembro e 17 de dezembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Agência explica que a referida porcentagem diz respeito a pesquisas de internet feitas por pessoas que vivem no exterior e que os números fazem parte de um levantamento da Embratur com base no Travel Analytic Center, seguindo as métricas de desempenho do Google Flights. Com isso, ajudam a monitorar o crescimento no número de turistas do exterior que passarão o Réveillon e o mês de janeiro no território brasileiro.

Por países emissores de turistas, os três primeiros em número de pesquisas por voos para o Brasil no período foram Argentina, com crescimento de 7,76%, Estados Unidos, com crescimento de 15,93%, e Portugal, com aumento de 20,64%.

Dentro do mesmo comparativo, o número de buscas feitas no exterior por acomodações no Brasil cresceu 7,96%, de ônibus, houve acréscimo de 9,71%, e para aluguel de carros, de 24,79%.

Além disso, os números coletados da plataforma ForwardKeys, que alimentam parte do Painel de Dados da Embratur, apontam que a chegada de turistas internacionais no período de virada de ano deve crescer 17% em relação a 2022 (próximo do levantamento citado acima). Por região, o crescimento da chegada de turistas internacionais é de 40% na região Norte, 19% na região Sudeste, 17% na região Sul e 15% no Nordeste. No Centro Oeste, a expectativa é de queda de 3%.

Em quantidade de turistas internacionais por região, o maior aumento fica com Reino Unido + Europa, que devem concentrar um crescimento de cerca de 26% desses turistas. Já os Estados Unidos ficam com uma parcela de 19% e a América Latina, 11%.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o aumento é resultado do esforço que a Agência fez, no decorrer do ano, para reposicionar a imagem do Brasil lá fora.

“Esses indicadores são resultado do trabalho duro que a Embratur fez durante todo esse ano de 2023, e que não terminou ainda, para reposicionar o Brasil no exterior como um país sustentável, inclusivo, que protege o meio ambiente e se preocupa com o combate ao racismo e com a melhoria de vida de seu povo”, observou.

“Eu gosto de dizer que o turismo não é vender um país que não existe, mas construir o país que nós queremos para nós, para os nossos filhos, e que atraia o turista internacional que quer conhecer nossa cultura, nossa gastronomia e nossa diversidade”, complementou Freixo.

Rio, São Paulo e Salvador

No dado por cidade e perfil de turistas, uma pesquisa da RioTur apontou que, no Réveillon 2022-2023, estrangeiros representaram 25% dos turistas presentes na capital fluminense. A maioria desses visitantes eram oriundos de países como Estados Unidos, Argentina, Chile, Reino Unido e França.

Já em São Paulo, um levantamento da SPTuris revelou que, entre os turistas na cidade na virada de 2022 para 2023, 1% era de fora do Brasil, sendo EUA, Argentina e França os principais emissores.

Outra capital de destaque para turistas internacionais é Salvador. Na virada de 2022 para 2023, um levantamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo revelou que cerca de 377 mil turistas entraram o ano pulando ondas nas águas mornas da Bahia. Desses, 55%, o equivalente a 201 mil, vieram do interior do estado, outros 45% (164 mil) vieram de outros estados, e 3,3% (cerca de 12 mil) eram estrangeiros. Embora os dados sejam da última virada, ajudam a nortear o cenário do Réveillon 2023-2024.

Tecnologia para conhecer o turista

Para completar, em parceria com a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RioTur), a Smart Tour e o Grupo Iter, a Embratur vai usar inteligência artificial para acompanhar os turistas na virada e aperfeiçoar a gestão de grandes eventos, como o Réveillon do Rio.

Para alimentar o Sistema Especialista Turístico (SET), inteligência programada para analisar grandes volumes de dados e fornecer opções de tomada de decisão voltadas para o turismo, a Agência e a RioTur vão coletar dados dos turistas por meio de QR codes.

Os QR codes estão instalados em áreas turísticas tradicionais e nos 11 bairros que contarão com palcos durante a virada. A coleta começou nesta quarta-feira (26) e vai até 5 de janeiro. Os participantes responderão a pesquisas rápidas em português ou em inglês e, como recompensa, receberão vouchers de desconto para usar em atrativos turísticos da Cidade Maravilhosa.

O objetivo é obter dados valiosos para aprimorar a segurança, a infraestrutura, a experiência cultural e as opções de lazer na cidade.

A coleta de dados ficou a cargo da empresa Smart Tour, vencedora da aceleração Conecta IGU, feita pelo EmbraturLab e Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Segundo a Embratur, o projeto coloca a capital dos cariocas em uma posição de liderança em inovação e tecnologia em eventos turísticos.

Sair da versão mobile