Cabo Verde Airlines operou aviões quase vazios para Salvador por meses

Cabo Verde Airlines cancelou seus voos para Salvador no último dia 1º de março. Desde 24 de junho de 2018 a companhia aérea operava regularmente na rota, mas seus aviões chegaram a voar quase vazios em alguns momentos, conforme revelam dados da ANAC.

Por Alexandre Barros, AVIAÇÃO BRASIL

Começamos esse texto dando uma ideia da disparidade da oferta e da demanda enfrentada pela CVA ao longo de sua operação. Os dados foram obtidos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e foram declarados à agência pela própria empresa aérea.

Voltando em 2018, de junho a dezembro embarcaram em Salvador apenas 799 passageiros, sendo que houve duas concentrações: 271 pax em junho e 295 em dezembro. Nos outros meses do mesmo ano, o voo com o Boeing 757-200 de 183 lugares decolava praticamente VIP. Naquele ano, a rota para Salvador ainda contava com escalas em Recife e/ou Fortaleza, dependendo do dia da semana. Naquele ano, o trecho Ilha do Sal – Salvador – Ilha do Sal, obteve apenas 20,97% de aproveitamento.

Em 2019 a Cabo Verde Airlines eliminou as paradas em Fortaleza e Recife, mas manteve a rota de Salvador para a Ilha do Sal. Mesmo assim, a taxa de ocupação permaneceu muito baixa, chegando a 16,17% em maio e 15,30% em abril. O aproveitamento só melhorou quando a companhia decidiu investir na promoção de seus voos com os agentes de viagens em junho, resultando num impressionante incremento da demanda, no primeiro momento.

Para se ter ideia, em setembro a companhia obteve 88,13% de aproveitamento. De janeiro a dezembro de 2019 foram embarcados 10.517 passageiros de Sal para Salvador e 10.499 passageiros de Salvador para Sal, com média de 55,21% de aproveitamento na rota.

Em janeiro de 2020, pouco antes de encerrar os voos, 1.284 passageiros embarcaram com destino a Cabo Verde e de lá para Salvador 1.140 pessoas, com aproveitamento de 60,21% na rota.

Resumindo, Salvador não se pagava. O break-even ainda estava distante de ser atingido. Veja este levantamento do aproveitamento médio mensal da rota realizado pelo Portal Aviação Brasil, que trabalha com inteligência de dados para o mercado aéreo.

O que fez a companhia repensar a rota?

Vamos notar que, no nordeste brasileiro, a Cabo Verde Airlines já operava em Fortaleza e em Recife. Além disso, recentemente abriu seu quarto destino no Brasil que foi Porto Alegre, no extremo sul do país, com possibilidade de atingir possíveis demandas para a Argentina e Uruguai, através de conexões.

Convenhamos que é muito mais saudável, financeiramente falando, redistribuir o fluxo de Salvador através de conexões em Recife com operadores locais, do que prolongar um voo de Recife até Salvador, com todas as nossas taxas aeroportuárias e gastos com combustível, já que, isoladamente, Salvador fica aquém com o aproveitamento, apesar da ligeira melhora em 2019.

Segundo comunicado da empresa, o cancelamento se dava pelo lançamento de novas rotas para a Europa e para a África, e que os passageiros de Salvador seriam reacomodados em voos para Fortaleza e Recife, o que vai ao encontro dessa análise.

O Portal Aviação Brasil e o AEROIN firmaram uma parceria em 2020, com o objetivo de prover ainda mais informações de qualidade ao pessoal da aviação e aos entusiastas. O Portal Aviação Brasil possui uma ampla base de dados, com informações desde os anos 1930, e fornece soluções para o setor aeronáutico baseado na análise de dados.

Veja outras histórias