O caça de 5ª geração da Coreia do Sul, o KAI KF-21 Boramae, fez o seu primeiro voo de teste com reabastecimento em voo. Durante o teste, o protótipo KF-21 nº 5 recebeu reabastecimento de um Airbus A330 MRTT da ROKAF, a Real Força Aérea da Coreia.
A capacidade de reabastecimento em voo é uma função essencial que as aeronaves militares modernas devem possuir. Isso pode estender o alcance operacional e o tempo de operação do KF-21, maximizando assim a eficácia operacional e a capacidade de combate da ROKAF. O alcance operacional varia com o momento e a quantidade de reabastecimento em voo, mas espera-se um aumento de pelo menos 50% com um único reabastecimento.
Os testes de reabastecimento em voo do KF-21 começaram em 8 de março, verificando previamente as características de controle entre os sistemas de reabastecimento em voo do avião-tanque e do KF-21.
Em seguida, na terça-feira, no espaço aéreo sobre o Mar do Sul, foi realizado o teste de reabastecimento, conectando a mangueira de reabastecimento do avião-tanque à conexão de reabastecimento em voo do KF-21 e transferindo o combustível do avião-tanque para o KF-21 durante o voo.
Durante o teste foram feitas verificações e avaliações da funcionalidade de reabastecimento em voo, incluindo o impacto das turbulências geradas atrás do A330 no controle e segurança da conexão com o caça, além da transferência de combustível, entre outros aspectos. Os testes de voo de reabastecimento do KF-21 continuarão até 2025, com a aeronave prevista para ser certificada na primeira metade de 2026.
KF-21 Boramae berhasil melaksanakan aerial refueling flight. pic.twitter.com/PiWxobt26K
— robe_187 (@robe_718) March 19, 2024
Com Informações do Ministério da Defesa Nacional da Coréia do Sul