
Um avião de caça Canadair NF-5 da Turkish Star, equipe de demonstração acrobática da Força Aérea Turca, caiu nessa semana após a ingestão de um pássaro. Felizmente o piloto sobreviveu ao acidente.
A aeronave caiu em uma área desabitada, perto da Prisão Central do Distrito de Karatay, na província turca de Konya, na última terça-feira (6). De acordo com o Ministério da Defesa Nacional da República da Turquia, os motores do avião pararam após a ingestão de um pássaro.
As autoridades acrescentaram que o piloto estava hospitalizado e em boas condições de saúde. Não há informações se a aeronave havia decolado para treinamento ou para uma demonstração aérea.
O Turkish Stars perdeu dois membros em acidentes desde a criação da equipe em 1992. Ambos os acidentes ocorreram em Konya, onde estão baseados.
A Martin-Baker Aircraft, fabricante britânica de assentos ejetores e equipamentos de segurança para aviação, comemorou a ejeção de sucesso do piloto turco. Em uma publicação no Twitter, a empresa destaca que, com esse acionamento do assento, o número de vidas salvas chega a 7685.
Yesterday, a Turkish Air Force F-5 crashed in Konya after bird strike. The pilot ejected successfully using the Martin-Baker T16J Ejection Seat. pic.twitter.com/HIveyPNTmv
— Martin-Baker (@MB_EjectEject) December 7, 2022
Leia mais: