Início Vídeos Caça F-5 é filmado em Guarulhos abortando a decolagem com uso de...

Caça F-5 é filmado em Guarulhos abortando a decolagem com uso de paraquedas

O caça com o paraquedas aberto, em cena do vídeo abaixo

Uma interessante sequência de início de decolagem de um avião de caça F-5 da Força Aérea Brasileira (FAB), seguida de rejeição com acionamento de paraquedas, foi registrada na última sexta-feira, dia 26 de novembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), conforme vídeo que você assiste a seguir nesta matéria.

Gravado por uma das câmeras ao vivo do canal Golf Oscar Romeu no YouTube, o procedimento efetuado na pista 27R do aeroporto não aconteceu por algum problema com o avião ou com a decolagem em si, mas sim porque existe, no lado oposto ao aeroporto, a Base Aérea de São Paulo, de modo que é comum a realização de treinamentos e de testes pré e pós-manutenções com caças F-5.

Como se nota nas imagens abaixo, o jato militar é visto entrando na pista logo após a decolagem de um voo comercial. Na sequência, é possível notar os escapes dos dois motores do caça se “acendendo” diante da aplicação de potência e, após ganhar alguma velocidade, o piloto aborta o procedimento, rejeitando a decolagem e acionando o paraquedas.

A pista de Guarulhos é longa o suficiente para que o F-5 não precise utilizar o paraquedas para auxiliar em sua redução de velocidade, porém, como descrito acima, é bastante comum a realização de treinamentos e testes com acionamento do dispositivo no local.

Após a redução da velocidade, o piloto libera o paraquedas na pista e continua com seu taxiamento, e então um veículo de apoio de solo aparece para recolher o dispositivo para que a pista possa voltar a receber operações dos aviões comerciais.

Acompanhe todos os detalhes na gravação a seguir:

Sair da versão mobile