Caça Gripen estará exposto no Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro, com visita à cabine

Como parte das comemorações referentes ao 149º Aniversário de Santos Dumont e ao Bicentenário da Independência do Brasil, a réplica em tamanho real do novo caça multimissão F-39 Gripen, da Força Aérea Brasileira (FAB), estará aberta à visitação, de 31 de julho a 22 de agosto, no Museu Aeroespacial (MUSAL), no Rio de Janeiro (RJ).

O acesso a todas as áreas expositivas do Museu Aeroespacial é livre. Apenas a visitação à cabine da réplica do Gripen será mediante agendamento prévio no hotsite.

O Gripen

A aeronave é um caça de última geração e incluirá o Brasil no seleto grupo de operadores de aeronaves de alta tecnologia, equiparando a FAB às mais modernas Forças Aéreas do mundo.

O F-39 Gripen conta com um sistema completo de combate e funcionalidades que extrapolam as capacidades de qualquer outra aeronave já operada pela Força. Foi projetado para missões ar-ar, ar-mar e ar-solo, sob quaisquer condições meteorológicas, sendo considerado um dos caças mais ágeis em combate na atualidade.

A primeira aeronave multimissão F-39 Gripen chegou ao Brasil em setembro de 2020, após ter sido transportada em um navio, de Norrköping, na Suécia.

Desde a assinatura do contrato de aquisição de 36 caças, em outubro de 2014, vem sendo executado um Programa de Transferência de Tecnologia, que fornece à indústria aeroespacial brasileira a tecnologia e o conhecimento necessários para manter e desenvolver o F-39 Gripen no país. Entre as áreas contempladas, estão o treinamento teórico, programas de pesquisa e tecnologia, treinamento on-the-job na Suécia, desenvolvimento e produção.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias