Início Aviação Militar

Caça Gripen pode ter mais vendas se a Suécia resolver entrar para a OTAN

Uma eventual entrada da Suécia para a OTAN pode beneficiar o caça Gripen, operado pelo Brasil, mas que ter perdido concorrências para aeronaves americanas. Quem diz isso é a própria SAAB, fabricante do caça.

Imagem: Saab do Brasil

O caça desenvolvido pelos suecos não conseguiu vencer as concorrências públicas na Suíça, Eslováquia, Polônia, Finlândia e outros países próximos, principalmente porque a maioria destes, membros da OTAN, preferiram seguir com um produto que fosse mais próximo da aliança, no caso, de origem americana.

Segundo a SAAB, isso poderia mudar caso a Suécia decida por entrar na OTAN. Motivados pelas agressões da Rússia à Ucrânia e a mobilização conjunta da Europa contra Moscou, os suecos prometeram votar nas próximas semanas o pleito e decidir se vão se juntar à maior aliança militar que o mundo já viu.

“Não podemos ignorar discussões em torno de alianças, como a OTAN. Porém, estar na aliança seria abrir um espaço para diálogos mais sensíveis do que temos discutido com outras indústrias e forças de defesa, então a inserção seria, possivelmente, um pouco mais positiva”, afirmou o CEO da SAAB, Micael Johansson, durante a apresentação de resultados da empresa, como revelou a Flight Global.

A SAAB tem visto oportunidades nos últimos tempos, sobretudo após a invasão da Ucrânia, já que quase todos os países da Europa anunciaram aumento nos gastos do setor de defesa e, principalmente, pelo fato de uma das armas mais faladas da guerra, o lança-míssil anti-carro NLAW, ser fabricado pela empresa sueca. Tal equipamento tem sido empregado com sucesso contra tanques russos, que já acumulam 272 unidades destruídas, segundo relatórios independentes.

Por outro lado Micael vê também que a competição para licitações na Suécia irá aumentar, já que o país terá acesso facilitado à um número maior de armas e sistemas de defesa.

Desde o início da guerra, as ações da SAAB praticamente dobraram, saltando da faixa de $230 coroas suecas para o topo de $403, uma semana atrás, estando agora em $388, significando um aumento de 61% nos últimos 2 meses.

Sair da versão mobile