Caça romeno some na fronteira com a Ucrânia e helicóptero que vai ao seu resgate cai

Um caça romeno MiG-21 LanceR sumiu próximo da fronteira com a Moldávia e Ucrânia, e o helicóptero que foi acionado para o resgate acabou caindo.

MiG-21 LanceR – Foto de Robert Sullivan

O caça da era soviética é uma versão atualizada pela Romênia do lendário MiG-21, um dos aviões militares mais produzidos pelo mundo e que, apesar da idade do projeto (67 anos), ainda está em operação em vários países que faziam parte do bloco aliado à União Soviética. Um desses países é a Romênia, que utiliza os aviões junto de caças americanos F-16.

O MiG-21 tinha decolado no início da noite de uma base aérea nas margens do Mar Negro e sumiu do radar ainda na reigão de Dobrogea. Logo depois, foi enviado um helicóptero IAR 330 Puma (versão local do conhecido helicóptero francês Aérospatiale SA 330) ao seu resgate.

08, IAR 330 Romania Air Force @ Bucarest-Otopeni OTP LROP

No entanto, este Puma recebeu ordens de retornar à base devido ao mau tempo na região, mas não voltou, e horas depois foram encontrados os seus destroços, a poucos quilômetros da base aérea.

Ainda não está claro o que causou o sumiço do MiG e nem a queda do Puma, onde não foram reportados sobreviventes. A tensão na fronteira sul com a Ucrânia continua grande, com a Rússia mandando mais tropas através de uma região rebelde da Moldávia e pelo Mar Negro como um todo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias