
Um caça-bombardeiro russo foi visto realizando um pouso de emergência de barriga em uma base aérea, utilizando um paraquedas de frenagem.
A aeronave, um Sukhoi Su-34, apelidado de Fullback pela OTAN, é a versão caça-bombardeiro do Su-27 Flanker. Seu grande diferencial é a configuração de dois assentos lado a lado, em vez do tradicional arranjo em tandem (um atrás do outro), como ocorre na maioria dos caças militares. Essa característica é semelhante à de algumas aeronaves civis.
Esse caça-bombardeiro tem sido amplamente utilizado nas operações contra a Ucrânia e é a versão do Flanker que mais sofreu perdas no conflito, com 37 aeronaves destruídas ou danificadas.
Durante um voo que aparentemente era de treinamento, o Su-34 da Força Aérea Russa sofreu uma pane no trem de pouso, que não desceu, obrigando os pilotos a realizarem um pouso de emergência de barriga.
Em uma rara gravação feita dentro de uma base aérea russa, por uma fonte ainda não identificada, é possível ver o pouso sendo conduzido com sucesso. Chama a atenção o fato de o paraquedas de frenagem ter sido ativado e parte do canopy (vidro que cobre a cabine do caça) ter sido ejetada. Esse procedimento facilita a saída dos pilotos após a parada da aeronave, reduzindo o risco em caso de incêndio.
#Breaking #Ongoing Amateur video showing a Russian AF Su-34 making a gear-up "belly landing" on an undisclosed location. Note the use of the braking parachute to help slow the jet down. pic.twitter.com/J1qq9l4Psl
— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) March 22, 2025