Início Acidentes e Incidentes

Caça russo Sukhoi Su-30 entra em voo invertido a baixa altura, mas vai direto para o chão e explode

Um caça russo fez uma manobra a baixa altura e voou diretamente para o chão, explodindo e matando dois pilotos hoje.

Sukhoi Su-30SM – Foto por Alex Beltyukov

O acidente envolveu um caça Su-30, uma versão mais avançada do conhecido Su-27 Flanker, da fabricante Sukhoi. Esta versão conta com canards, que são pequenas asas na parte dianteira da aeronave, que ajudam na manobrabilidade. O caça SAAB Gripen da FAB utiliza o mesmo recurso aerodinâmico.

A aeronave estava fazendo uma demonstração ao público em Kaliningrado, que é um enclave russo (não ligado por terra ao resto da Federação da Rússia) que fica entre a Polônia e Lituânia.

Durante uma passagem baixa, o caça levanta e aparenta entrar numa manobra de parafuso para prosseguir com voo invertido, mas, logo após ficar de cabeça para baixo, não consegue se recuperar e voa direto para o chão, ainda em voo invertido.

A aeronave acaba explodindo logo após a queda, matando os dois pilotos, segundo o governo russo confirmou para a mídia estatal RT, que afirmou se tratar de um voo de treinamento sem uso de munição, apesar do vídeo mostrar claramente um evento cívico-militar.

Informações não confirmadas apontam que teria ocorrido um problema técnico, impedindo a aeronave de recuperar e sair do voo invertido.

Sair da versão mobile