
O National Combat Aircraft (MMU), caça de quinta geração desenvolvido pela Turquia, iniciou testes de taxiamento na pista. De acordo com a agência Anadolu, o protótipo foi para a pista movido por seus próprios motores para iniciar a próxima fase de testes em solo. O avião também recebeu uma camada de tinta cinza de baixa visibilidade, em preparação para a cerimônia de apresentação a ser realizada amanhã.
O projeto TF-X ou MMU, destinado a substituir os F-16 de sua Força Aérea Turca (Türk Hava Kuvvetleri) a partir de 2030/35, foi lançado em 5 de agosto de 2016. Projetado com ênfase em missões ar-ar, o MMU será um caça furtivo multifuncional, capaz também de missões ar-superfície.
Originalmente, o primeiro voo do MMU estava previsto para 2026, porém, foi antecipado para as últimas semanas de 2023 , o que sem dúvida imporá grandes esforços à indústria de defesa turca, informou o Aviacionline.
Milli Muharip Uçak motor çalıştırarak piste çıktı!
— SavunmaSanayiST.com (@SavunmaSanayiST) March 17, 2023
Detaylar ve testten fotoğraflar, haberimizde: https://t.co/0T23eO2yFu pic.twitter.com/MsObrHVySK
A produção de 3 protótipos do Block 0 MMU está programada para ser concluída até o final de 2026. A partir de 2029, pretende-se iniciar as atividades de produção da configuração Block 1 MMU e entregar 10 unidades à Força Aérea Turca.
Como no caso do programa sul-coreano KF-21 Boramae, a primeira aeronave do bloco pertenceria à geração 4.5, e à medida que tecnologias relevantes como novos motores são desenvolvidas (protótipos e aeronaves de primeira produção usarão o GE F110 da General Electrics, produzido na Turquia sob licença), o caça turco deverá ser capaz de se encaixar nas aeronaves de 5ª geração, como o F-35, do bloco 1.
Para amanhã, 18 de março, está agendada a cerimônia de lançamento do MMU, evento que contará com a presença do presidente turco, Recep Tayyip Erdoğan, altos representantes do governo e representantes da imprensa local e internacional.