Caças da Real Força Aérea Britânica fazem pouso em emergência no Galeão

Foto: DepositPhotos

O final da tarde desta sexta-feira foi movimentado no espaço aéreo do Rio de Janeiro, com aeroportos fechados e a chegada imprevista de caças britânicos.

As aeronaves Eurofighter Typhoon da Royal Air Force, a Real Força Aérea do Reino Unido, declararam emergência próximo à costa brasileira. Aparentemente, os três caças de matrículas ZJ920, ZJ928 e ZJ942, estavam fazendo um translado para as Ilhas Falklands (Malvinas), visando reforçar a segurança para uma futura visita do Ministro de Estado das Forças Armadas, Luke Polland. No percurso pelo Oceano Atlântico tiveram problemas para realizar o abastecimento em voom e acabaram declarando emergência e pedindo pouso no Galeão.

Os caças estavam acompanhados de um Airbus A330-200MRTT (Voyager KC3) de matrícula ZZ334 e um Atlas C1 (Airbus A400M) de registro ZM417. Estes dois aviões têm função de reabastecimento em voo e muito provavelmente estavam acompanhando os Typhoon nos translados, para fornecimento de combustível na rota.

A330 Voyager | Imagem: Airbus
A400M | Foto – Tom Barnard / RAF

Todas as cinco aeronaves da RAF pousaram no Aeroporto Internacional do Galeão próximo das 16h, sendo que os caças Typhoon pousaram primeiro e foram acompanhados por caminhões de bombeiros de aeródromo, tendo estacionado no pátio da Base Aérea do Galeão.

Os três caças na pista do Galeão – Imagem: canal Aviation TV

Neste mesmo tempo, por se tratar de um pouso em emergência, o Galeão ficou parcialmente fechado, e por uma má coincidência, um avião Embraer E195-E1 da Azul teve problemas no Aeroporto Santos Dumont, ficando parado na pista e também impedindo o uso deste outro aeroporto carioca.

Com isso, várias aeronaves tiveram que fazer órbitas aguardando para pouso e outras precisaram esperar no pátio e pista de táxi para a decolagem, causando uma espécie de “congestionamento” em todo o espaço aéreo carioca por alguns minutos. Por volta das 16h20, as operações tanto no Galeão quanto no Santos Dumont já estavam sendo normalizadas.

Esta é a primeira vez que os caças Typhoon pousam no Brasil, e toda esta movimentação foi gravada pelas câmeras ao vivo do canal Aviation TV:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Nos EUA, FAA espera lançar sistema de NOTAM modernizado ainda este...

0
A Administração Federal de Aviação (FAA) está se preparando para iniciar a operação de seu sistema modernizado de Avisos aos Aviadores