Caças Eurofighter decolam e interceptam Boeing 777 israelense 12 minutos após alarme

Eurofighter austríaco – Imagem: Peter Gronemann / CC BY-NC-SA 2.0, via Flickr

Um avião Boeing 777 da empresa israelense El Al foi interceptado nesta segunda-feira, 10 de abril, por caças Eurofighter após os pilotos militares serem acionados pelo alarme de alerta.

De acordo com informações compartilhadas pelo The Aviation Herald, o avião envolvido foi o registrado sob a matrícula 4X-ECF, um 777-200ER, quando estava realizando o voo LY-338 de Amsterdã, na Holanda, para Tel Aviv em Israel.

Boeing 777-200 da El Al, semelhante ao envolvido

A aeronave estava em rota no FL370 (nível de voo de 37 mil pés) sobre a Alemanha, e os pilotos estavam em contato com o setor Rhein Radar de controle de tráfego aéreo, porém, quando foram transferidos para o próximo setor, não houve mais contato.

Além de não fazerem contato com o setor, não houve nenhuma resposta a chamados feitos pelo controlador de tráfego aéreo em várias frequências, bem como também não a chamadas feitas por pilotos de outras aeronaves.

Embora continuando em sua rota de voo planejada, a falta de comunicação levou ao acionamento dos Eurofighters austríacos, que foram enviados para interceptar a aeronave e estabelecer contato visual.

Na interceptação, a comunicação por rádio foi restabelecida e os caças voltaram para sua base.

O Ministério da Defesa da Áustria informou que o alarme de acionamento dos Eurofighters foi iniciado às 13:08 locais (11:08Z). A aeronave foi identificada visualmente e o contato por rádio foi restabelecido 12 minutos depois, às 13:20 locais (11:20Z).

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias