Início Aviação Militar

Caças F-5 do Top Gun fazem raro show aéreo “disfarçados” de russos e chineses

Foto por Paul Bradley

Um dos caças mais longevos da história, e que no Brasil já voa faz 50 anos, deu as caras numa rara aparição em um show aéreo. Designados F-5N, estes caças são da última leva de Tigers produzidos pela Northrop e entregues para a Força Aérea da Suíça, que depois os vendeu para a Marinha Americana (US Navy).

Os EUA, então, pintaram com cores similares (para não falar iguais) de grandes forças aéreas que possam ser inimigas, notadamente da Rússia e, mais recentemente, da China.

Estes caças servem tanto na US Navy como nos Marine Corps (Fuzileiros Navais), em diversos esquadrões espalhados nas bases de Yuma, no Arizona, Fallon, em Nevada, e Key West, na Flórida.

Enquanto a primeira base atende aos Marines, a segunda, em Nevada, é a atual sede do programa “Top Gun” da Marinha, que é uma especialização em combate aéreo para os aviadores navais, eternizada nos filmes de Tom Cruise. Inclusive, o F-5 é o antagonista no primeiro filme, se passando como um fictício MiG-28.

E é exatamente para o “Top Gun” que estes F-5 foram comprados em 2006: eles simulam os caças inimigos que são menores e mais ágeis, e que têm camuflagens que vão além do cinza ou verde militar padrão, que pode dificultar a localização no céu.

Como são poucas aeronaves, de um modelo que encerrou a produção em 1987, estes caças raramente são vistos em voo durante shows aéreos para evitar “desperdício de horas”, normalmente ficando apenas na exposição estática, mas alguns deles voaram, inclusive em formação, no show aéreo recente em Key West, e um vídeo mostrou todos os detalhes e o poder que o F-5 Tiger ainda demonstra:

Sair da versão mobile