Caças Gripen são vistos voando em ala pela primeira vez no Brasil

O primeiro voo dos caças Gripen NG de série no Brasil não foi flagrado apenas em Santa Catarina, mas também no interior paulista.

Foto de Brazil Aviation Araraquara SP

Os dois primeiros aviões de série, modelo F-39E Gripen NG monoposto (de apenas um lugar), desembarcaram de navio em Navegantes, Santa Catarina, e foram preparados para o voo no hangar das Lojas Havan, antes de seguirem para o interior de São Paulo.

O destino deles era o Aeroporto de Gavião Peixoto, que tem a maior pista do hemisfério sul com 5.100 metros de comprimento, exatamente para servir de testes para os aviões da Embraer.

Lá também é a sede da divisão de defesa da fabricante brasileira, e foi onde a SAAB alocou sua sede operacional e linha de finalização de montagem do caça Gripen, onde suas últimas unidades serão montadas no Brasil, com nacionalização parcial de componentes.

A chegada à cidade do interior paulista, vizinha à Araraquara, foi flagrada pelo leitor Matheus Janone Pereira, através do seu canal no YouTube, e compartilhada conosco.

Esta é a primeira imagem que se tem dos caças Gripen voando em ala (lado a lado) já que eles decolaram separados de Navegantes e se uniram apenas em voo. No vídeo abaixo, é possível ver os dois aviões voando bem baixo e próximos um do outro, fazendo bastante barulho, como haveria de ser.

Assista ao vídeo abaixo:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias